E a polêmica de ontem foi a Juventus da Itália que anunciou uma nova mudança em seu logo.
O novo é esse colocado na imagem acima, contudo a polêmica se baseia em críticas sobre o absurdo que é mudar a identidade de um time, trocar a sua imagem e esquecer a história.
Sinceramente, eu acho que uma coisa não tem nada a ver com a outra, o processo de modernização, de olhar para o futuro e buscar na nova identidade seus novos torcedores não elimina a história, não muda o passado, não altera o presente e nem garante ou afunda o futuro.
Vamos entrar no caso da Juventus, o time de Turim não será maior ou menor a partir de hoje, sua história vitoriosa continuará existindo e coexistindo toda vez que a camisa alvinegra de Turim entrar em campo.
Não sou um estudioso de marketing, menos ainda de Branding, mas aposto que a Juventus não rabiscou isso em um papel de pão e gostou. Pode dar errado, pode, futebol é um mundo atípico, onde a pesquisa olha o individuo, mas ele junto da torcida no estádio, responde outra coisa. A Juve pode embalar três derrotas seguidas e o novo logo ser o culpado, o futebol deve ser estudado e ainda assim (graças a Deus), não teremos respostas concretas.
E olha que a Juve já fez algumas mudanças em seu logo ao longo do tempo, conforme imagem abaixo:
Para mim, agride muito mais os queridos e inestimados “terceiros uniformes” que fogem completamente da proposta da marca, coisa que a própria Juve já fez algumas vezes. Pegando o exemplo do meu time, o São Paulo, qual o intuito de um uniforme azul claro em determinada temporada?
Eu ainda não tenho minha opinião formada sobre se gostei ou não do logo, mas nunca criticarei a oportunidade de mudar e inovar de olhar o futuro, sem esquecer o passado e sua história e nesse ponto ao meu ver, a Juve respeitou sua tradição, suas cores e sua característica de sempre querer estar na vanguarda do futebol italiano.
Portanto, acho que você tem o direito de achar feio, de não gostar, mas criticar a mudança de logo que isso é uma afronta ao clube, acho completamente desproporcional para quem compra camisa laranja de time alvinegro, camisa cinza de time alviverde ou verde limão de time azul grena.
E ai, o que acharam do novo logo da Juventus?
Mesmo o blogueiro já dizendo que discorda que quem acha absurdo a troca, vou fazer dizer que acho absurdo, vergonhoso e ridículo.
Terceiro uniforme é passageiro, é brincar de marketing é igual carnavalesco justificando fantasias de carnaval, mas mudar o símbolo de um time é inaceitável. Se mudassem o do meu tricolor ficaria muito triste!
Eu acho que se algum clube entende que seu simbolo e logo precisa ser mudado, ele tem todo direito, eu acho absurdo o clube ser obrigado a não mudar… Se clube entende que não precisa mudar, ok, caso contrário acho muito válido, diversos clubes da NBA já mudaram, o City mudou e depois resgastou o simbolo antigo, o Liverpool botou simbolos distintos nas ultimas temporadas…
Repito o que eu acho absurdo é não ter a opção de escolha, se o cara quer mudar, tem direito, se não quer, também…rs
Ficou horrivel! Era um escudo classudo e trocaram por algo q nada tem a ver, nem de longe lembra o time. Se nao tivesse o nome escrito ninguem saberia do se trata