E a discussão sobre qual o melhor Ronaldo voltou, na verdade, acompanhando o Linha de Passe ontem, esse debate voltou. Confesso que fazia tempo que não acompanhava o programa, mas achei interessante esse debate, até porque quando esse blog iniciou o melhor Ronaldo era um e minha sensação é que agora mudou.
Quando trazem os 3 Ronaldos como atletas a serem comparados, a minha única certeza é que o Gaúcho não merece participar da disputa. Ronaldinho talvez tenha sido o jogador que mostrou o futebol mais sensacional durante um ano, mas foi só e depois consumiu a nossa esperança de que talvez voltaria. Nunca mais se viu, foi apenas um cometa daqueles que passam rápido e se o dia estiver nublado você perdeu e nunca mais verá.
Ronaldinho fica como o “terceiro Ronaldo” muito distante dos outros dois, mas muito distante.
Aí chegamos a final (rs), Fenômeno e Cristiano, quem é o melhor Ronaldo?
Eu até dois anos atrás ria dessa pergunta, porque colocava o Fenômeno tranquilamente na frente, acho que por algumas questões emocionais (o cara ser brasileiro), sua história de superação e tudo mais que cerca a carreira do Ronaldo brasileiro.
Porém, os últimos anos, o Portuga trouxe a consolidação de números incríveis a uma capacidade ímpar de mostrar até onde um atleta pode ir, tudo isso coroado com um 2016 espetacular do ponto de vista de números individuais.
Eu digo que Cristiano que vive esse duelo contra o genial Messi ao longo de toda a carreira, só consegue competir com o argentino, porque ele é o maior atleta da história do futebol desde Pelé. Cristiano elevou a máxima potência o que um atleta pode atingir, o quão próximo ele pode se equiparar a aqueles que nascem com o dom do futebol.
Cristiano briga de igual para igual com Messi porque é esse atleta todo. Por isso hoje, acho que o português tem começado a assumir a dianteira de quem é o melhor Ronaldo da história.
Gaúcho para mim é um folclore, aquele conto que será narrado para os mais novos e eles duvidarão que surgiu e durou tão pouco.
Fenômeno é novela, daquelas que te prende até o final, parece conter histórias forçadas demais, te emociona e você fica feliz com o final mesmo não concordando 100%.
Cristiano é história pura, é documentado, mostrado e a cada jogo ela é escrita com mais um capítulo informativo da grandiosidade dela.
E nesse duelo todo, o portuga está na frente atualmente para mim.
E para vocês, qual ordem que os Ronaldos ficam?
Talento:
Gaúcho
Fenômeno
Cristiano
Grandes feitos e superação:
Fenômeno
Cristiano
Gaúcho
Regularidade e ser mais completo
Cristiano
Fenômeno = gaúcho
Numa análise simples da minha opinião, fenômeno seria melhor que Cristiano, mas eu acho que escolheria o portuga pro meu time, pois vejo ele como mais agregados a equipe que o fenômeno. Além disso, qq um dos 3 (até msm o gaúcho em fase ruim, como a que ele viveu no fla) desequilibra fácil, então, já q tds vão desequilibrar, Cristiano tem mais diversidade de recursos, além de ter uma média estatística superior aos outros Ronaldos. Não tenho dúvidas que o gaúcho é disparado o melhor, mas que tb teve uma das carreiras mais breves que já se viu. No Milan ele já era um ex atleta em atividade. Depois um rápido lapso (bem abaixo de seu apogeu) no galo. Mas a inconstância custou seu reconhecimento. Se trata do garrincha do futebol moderno. Folclore. Um globetroter do futebol, ao lado de denilson, garrincha e afins… Gênio que optou por curtir a vida. Nem o condeno, só lamento pelo futebol.
Já fenômeno e Cristiano, difícil dizer. Pq msm preferindo escolher Cristiano pro meu time, o que Ronaldo fez no barça, real, psv, inter… Aquele jogo épico na UCL em Manchester, a copa das confederações ao lado de Romário e a seleção careca… A superação na copa de 2002, após praticamente 2 anos parado…
Ele velho e gordo no corinthians tendo participações decisivas…
Realmentente difícil deixar os números sobressaírem. Prefiro não apontar o melhor.
CR7 > Ronaldo > Gaúcho
O Fenômeno eh muito mais bola que o Cristiano R. Nenhum dos dois tem mais bola que o Gaúcho em termos de show e domínio.