A nova Copa do Brasil


copadobrasil161216

E a Copa do Brasil 2017 teve seu sorteio feito ontem.

Contudo, a CBF resolveu fazer algumas mudanças nas duas primeiras fases do torneio com intuito de promover uma possível emoção e permitir uma chance maior para os pequenos de avançarem de fase.

Além disso, 11 times entraram apenas a partir das oitavas de final, os oito representantes da Copa Libertadores (Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Grêmio e Chapecoense), o campeão da Série B (Atlético-GO), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o Santa Cruz (campeão da Copa Nordeste).

Sinceramente, no primeiro momento, eu achei um pouco esdrúxulo as alternativas propostas, acha um pouco absurdo um jogo único, a chance de muita zebra acontecer, a quantidade de times que entram depois, o velho problema crônico do nosso calendário e etc.

Porém, após analisar com mais calma, o modelo da primeira fase para mim é muito legal. Explico, dentro das possibilidades, é mais do que natural que o grande vença em qualquer estádio e qualquer formato, o tempero de dar o empate para o melhor rankeado, obriga o pequeno a ir para o jogo, tornando o jogo  mais divertido e dessa forma franco para que o grande possa exercer sua condição de favorito e vencer.

Acho que o critério da primeira fase permite as duas coisas mais essenciais do futebol, a competição e o entretenimento.

Em compensação, a segunda fase, já achei um pouco mais perigoso o critério, porque o sorteio e apenas uma partida pode não dar chance ao pequeno ou mesmo colocar um confronto equilibrado com direito de apenas um time mandar o jogo em seus domínios. Por exemplo, na chave 9, podemos ter um Bahia x Coritiba decidido em jogo único. Ou mesmo na chave 4, um Fluminense x Santo André, por exemplo, com o Santo André tendo apenas um jogo no Maracanã para fazer história.

O critério da segunda fase poderia seguir o primeiro, ou já ter jogos de ida e volta, achei o critério do segundo mais aleatório.

De qualquer forma, como disse, acho que algumas mudanças são válidas e devem ser testadas, o mais importante é depois dos testes, olhar, verificar os resultado e seguir ou fazer as possíveis correções.

Espero que essas alterações aumentem a emoção das primeiras fases, que normalmente se arrastam pela falta de entretenimento. E que algumas surpresas aconteçam de preferência longe da chave 10.

E vocês, o que acharam das mudanças feitas pela CBF na nossa querida Copa do Brasil?

Anúncios

3 respostas em “A nova Copa do Brasil

  1. Concordo bastante com tudo que vc apontou nessa análise, e tb gostei bastante dos critérios adotados, sobretudo na primeira fase, mas ainda assim acho que ficou com cara de gambiarra. Compreendendo as mudanças no calendário Sulamericano (mt mais por ceder a pressão de Brasil e Argentina que pela vontade de transformar, pq querer montar uma competição numa confederação com 10 filiados nos mesmos moldes de uma com mais de 50, não me parece mt racional), a tendência atual de campeonato brasileiro por pontos corridos o ano todo e nossas tradições, acho que o caminho natural seria uma fusão dos estaduais, regionais e copa do Brasil.
    Estaduais mais regionais (com os campeões estaduais) com aproximadamente 15 datas e uma copa do Brasil com os campeões regionais, ajudaria a enxugar ainda mais o calendário, e seria mais racional. Faz mais sentido ao flamengo, por exemplo, enfrentar um pequeno de seu estado, como o Madureira ou americano que jogar contra um time que, mesmo grande em seu estado, não tenha grande representatividade nacional, como o genus ou santos-ap. Isso permitiria a manutenção dos confrontos e rivalidades regionais, sem pesar no calendário e dando mais significado aos estaduais, além de levar representatividade as fases finais da copa do Brasil.
    Tomando como alguns exemplos, o paulista podeia ter ate mesmo 25 times, divididos em 5 grupos de 5, onde os times seriam colocados em 5 potes (por ranking ou por região) e seriam sorteados os grupos. Em 8 datas, eles enfrentariam os times de seu pote e os times de seu grupo, classificando os campeões de cada pote ou de cada grupo e mais os 3 da classificação geral as quartas de finais, matando o torneio em 11 datas. E uma melhor de 3 com o campeão carioca. Sul e minas fariam um quadrangular com os 4 campeões. Nordeste teria um torneio com seus campeões tb, e uma copa verde, qt mais datas o regional, menos os estaduais. E os 4 campeões na semifinal da copa do Brasil. Seria bem interessante.

    • Bebeto, obrigado pela visita!!

      Resumidamente, eu acredito que os estaduais deveriam virar campeonatos para acesso as Série D, C, B e A.. Os estaduais virariam as “5ª, 6ª e qtas divisões fossem necessárias dependendo de cada estado.Seriam regionais, muito próximo do que acontece na Inglaterra.

      Poderia ter uma Copa Estadual com 8 datas entre os vencedores desses regionais e os grandes do estado, mas de tiro rápido.

      Basicamente é isso!!

      Abs, volte sempre!!

      • Sim, esse é o caminho natural.
        O que acho que faria mais sentido seria essas mesmas copas estaduais (que seriam os torneios estaduais de maior apelo midiatico e de estímulo a rivalidade) serem fases da copa do Brasil.
        Estaduais>>regionais>>nacional (já na fase semifinal ou uma fase anterior).

        Seriam mais jogos com razão de existir, com mais apelo popular, dando chances a times de regiões com futebol menos desenvolvido (mantendo o caráter democrático da copa do Brasil) e com o conjunto gerando pouco impacto no calendário. Ainda sobra espaço para uma eventual copa da liga, segundo os exemplos europeus, com somente os times da primeira divisão e os melhores da segunda, com um mata-mata somente com grandes, dando vaga a sulamericana ou pre-libertadores.

        Poderia ser copa da liga com campeão na pre-libertadores e vice na sulamericana;
        Copa do Brasil com campeão na libertadores e vice na pre libertadore;
        Brasileiro com as demais vagas, acabando com essa história de termos quase um G20 (somando liberta e sulamericana).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s