A estupidez do grito de tiro meta…


buffon080816

Eu nunca achei que esse tema fosse gerar um post no blog, quanto mais ter conteúdo suficiente para escrever sobre. Minha vontade é de dizer que é tão estúpido e retrógado que deveria valer punição de mando ao clube e ponto final.

Mas não, resolvi, estender um pouco mais a discussão sobre, lembrar como ele começou para ver se quem sabe, se tem um caminho para isso acabar.

O grito é oriundo no futebol sulamericano, nos países que possuem o espanhol como lingua e a palavra original é “puto”, uma forma de xingar que poderia ser trocada por seu merda, seu imbecil, seu bosta, seu incompetente ou já lembrando da propaganda da Tigre, seu bobão.

Porém, a torcida do Corinthians introduziu ela ao nosso futebol nos jogos contra o São Paulo, fazendo uma singela alteração, trocou puto por bicha e o grito virou, “ooooo…bicha” a cada tiro de meta cobrado. A partir daí, a cambada machista e disfarçada de macho nas arquibancadas resolveu adotar para todos os times contra todos os rivais.

E veja só, chegou inclusive, para os torcedores da seleção brasileira, que chamam o goleiro da África do Sul e do Iraque de bicha a cada tiro de meta, algo que com certeza deve tirar a concentração deles, porque eles devem entender tudo que tem sido dito.

Dito isso, vem a pior parte, até quando vamos tratar o grito de bicha como uma ofensa?

É sério mesmo que todo mundo que grita isso no estádio acha que estará ofendendo alguém chamando de bicha? E partindo dessa pergunta, duas conclusões.

Se você acha que não, porque catzo continua xingando? Porque simplesmente entre você e seus amigos não trocam por puto ou por imbecil, acredito que possa ter mais efeito sobre o goleiro rival. Ou até mesmo o velho e querido frangueiro, imagina que legal o cara escutar o jogo inteiro que ele é frangueiro, parece mais ofensivo, não?

Agora, para você que acha que sim, só lamento, espero de verdade que você não tenha ninguém no círculo familiar e de amizade que considere cretino alguém achar que bicha é ofensa. Pois, o cretino será você, aliás cretino é outra ofensa ótima para tentar desestabilizar o goleiro.

Por fim, quem sabe algum clube faça alguma ação bacana e peça para que parem com essa babaquice, por fim, foi o que eu disse, minha vontade é de dizer que é tão estúpido e retrógado que deveria valer punição de mando ao clube e ponto final.

Anúncios

4 respostas em “A estupidez do grito de tiro meta…

  1. Fala, Feno…

    Pontos altos do post: “seu bobo” e “ooooo frangueiro”.. Rs.

    Existe um machismo no futebol e acredito que isso ofenda a torcida adversária, mas acho isso de tamanha “cretinisse” e só tenho um sentimento quando escuto: “vergonha alheia”.
    Infelizmente no mundo as pessoas estão mais preocupadas em criticar o outro do que pensar no que fazer para se melhorar.

    Como dito por nosso amigo, André “Frango” Russo, viva a Olimpíada! Esse espírito podia contagiar as pessoas.

  2. Desde a conversa que tive com o blogueiro sobre a ação do Orlando City contra a homofobia nos dias seguintes ao atentado na Boate gay nos EUA, venho pensando sobre como o futebol é um esporte retrógrado, um esporte sem evolução, onde as pessoas são extremamente machistas, homofóbicas, antigas de pensamento.
    Eu adoro o futebol, adoro o jogo, ver, pensar, jogar, assistir, mas ver o que o futebol profissional se tornou em pleno sec. XXI, me faz realmente querer não gostar tanto dele.
    jogadores negros são ofendidos ainda hoje, jogadores homossexuais são humilhados e ridicularizados e sendo proibidos de assumir suas escolhas de vida, jogadores ridículos ganhando milhares e milhões de dolares e nãoo ligando para seus fãs, torcedores de seus clubes.
    Quando vejo jornalistas e reporteres esportivos como Mauro Cesar, o mais emblamático deles, dizendo que é uma vergonha torcedor não ir ao estádio eu penso realmente que eles só podem ser burros, cegos, surdos ou nãso querem ver que o futebol brasileiro está enfiado na lama, em termos técnicos, físícos, morais, de respeito ao próximo não existe onde possamos estar de pior.

    Viva o futebol amador, os esportes olímpicos, as lembranças de outra época de futebol profissional.

    • Acredito que não podemos generalizar para o futebol, não tenho total certeza mas acredito que esse grito em específico (com esse caráter) seja só no Brasil mesmo… mas daí para melhorar se torna uma situação de educação como um todo, pois em um país onde não podemos circular com a camisa do time que torcemos pois corremos o risco de sermos mortos, o grito acaba se tornando até que tolerável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s