A promissora geração belga…


belgica050716

E de repente, questionar a promissora geração belga virou o novo coxinha x mortadela, pt x psdb da internet. Principalmente e de forma óbvia entre a crônica esportiva brasileira que parece divida entre o vira latismo brasileiro ou a sindrome de que tudo se resolve aqui..

Eu vi alguém escrevendo isso, e acho que resumiu bem o que tratarei nas próximas linhas, o maior problema é o endeusamento. Até porque a geração belga, nada mais é do que a alcunha que ela já recebeu, promissora. Nem ao céu, nem ao inferno, não são a geração mais promissora da história e tampouco um monte de coitados que tentamos incentivar.

São várias peças individualmente talentosas, com potencial para apresentar um jogo coletivo formidável, porém tem ficado apenas nessa ordem de promessa, eu mesmo levantei a possibilidade deles surpreenderem na Copa de 2014, agora já não crio mais essa expectativa.

Seja por uma dificuldade do treinador, Marc Wilmots, em fazer essas peças darem liga, seja por uma mística de que se trata de uma camisa que não pesa, seja por incompatibilidade entre os atletas, seja lá qual for o motivo, é uma geração que já deixou uma Copa no Brasil e agora a Euro na França ainda devendo, ainda com aquele sentimento de que pode apresentar mais.

A geração ainda é jovem, Benteke, De Bruyne, Hazard e Lukaku, Batshuayi, Ferreira-Carrasco, Origi e Courtois, todos tem menos de 25 anos, ou seja ainda tem muita lenha para queimar, ainda precisam ganhar casca, precisam sofrer com essas derrotas, além de aumentarem seus protagonismos em seus clubes.

Agora, o que ninguém pode reclamar é quando se diz que é uma seleção que vive de um status que nunca mereceu, ela não é vencedora, tampouco genial, ela é promissora, e até que o tempo passe e a torne ou vencedora, ou apenas boa no papel, ela continuará sendo apenas promissora.

A ironia tão constante em nossa vida, logicamente escolheu o time belga como alvo, e como todos que foram colocados a prova, ela terá o tempo e as próximas competições para realmente mostrar aonde ela se enquadra e se no final, será fácil para os extremistas dizerem “eu avisei”, seja ela se tornando vencedora, seja o contrário.

Talvez no Qatar, talvez na Euro seguinte, talvez na Rússia, talvez na Euro subsequente, talvez em competição nenhuma.

Mas por enquanto, a seleção belga seja para o bem ou mal continua apenas, promissora, e tão somente isso.

2 respostas em “A promissora geração belga…

  1. Boa analise mano!
    Vejo muito da seleção brasileira na copa america nessa Bélgica da Euro….
    Não só na espectativa x decepção como nas peças.
    Um centroavante oportunista porem limitado (lukaku x jonas), um ponta que joga e dedica muito em seu clube, ja na seleção apenas alguns lampejos (hazard x William). Ambas as selecoes têm zagueiros q estão entre os melhores do mundo e nao jogaram por motivos diferenyes (t silva x kompany). Sem falar nas promessas que so poderemos avaliar daqui alguns anos, mas por enquanto nao me impressionam (origi x gabigol)
    Além disso ambas tinham tecnicos que nao sabem dar liga em um “time”.
    O grande diferencial pro lado da belgica vai para o seu goleiro que sobra em relação a qualquer brasileiro em atividade e para o lado da seleção brasileira a desculpa de desfalques.

  2. Deixando a tradição de lado, esta geração belga é igual a geração so Messi na Argentina, promessas apenas…. por enquanto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s