E para fechar a semana, vamos falar da seleção olímpica!
Na verdade, entre uma escolha e outra, gostamos de parar na questão sobre os acima de 23.
E aí, eu pergunto, por que não Douglas Costa?
Sinceramente, não seria minha opção, fico preso a ideia de experiência, de um jogador que contribua com a molecada para acalmar os ânimos, para não deixar o impeto do jovem jogar contra em alguns momentos, acho importante sabe dosar e essa molecada na grande maioria, excede em determinados momentos.
Porém, quem realmente tem essa expertise, qual atleta é uma referência dentro do nosso futebol para os jovens, que faz um papel de mentor? E soma-se o fato de ser temido pelos rivais? Eu busquei, busquei, busquei, cheguei com muito custo no Kaká, por ser o último melhor do mundo fora a dupla Messi-CR7.
Mas Kaká não parece o mesmo e nunca foi um grande conselheiro e lidera pelo exemplo, corre mais que todos e faz os outros se sentirem mal por isso. Para os jovens, falta aquele cara que senta e fala, escuta aqui moleque e blablabla…
Eu gosto muito do Renato, do Santos, além de jogar o fino, organiza o meio e vive em um clube onde cuidar dos jovens é obrigação diária para ele, porém é um desconhecido do público estrangeiro, ou melhor, é nada temido.
Os demais, na sua maioria zagueiros, não teriam a liberação de seus clubes.
Sendo assim, eu volto a pergunta, por que não Douglas Costa?
Se eu não tenho nenhum atleta experiente e de alta performance disponível, porque não levar os dois melhores brasileiros em atividade pelo mundo?
Quem jogou mais que Neymar e Douglas nessa temporada?
Posso entender que faria escolhas diferentes que o Micale, mas não dá para questionar seu raciocínio, é lógico, tem tudo para funcionar e deixou a responsabilidade de tiozão do time apenas para Prass, lá na frente, os rivais que marquem o melhor ponta do Barça e o melhor ponta do Bayern.
Aliás, só fazendo o adendo, em nenhum momento tinha pensado no Prass, mas ainda bem, achei a escolha ótima, é o melhor goleiro do momento no quesito experiência e performance, além de parecer um cara querido por todos no meio.
O ouro é garantido, nunca é, conseguimos criar um fantasma na nossa história do futebol sobre a competição, mas entre as 6 Olimpiadas que eu lembro, 92 ainda era muito moleque para levar a sério, esse parece o time menos pressionado, mais solto para poder atuar, quem sabe.
E quem sabe o gol do título não seja de Douglas Costa, e aí, perguntarei novamente:
– Por que não Douglas Costa?
Se fosse outro técnico acredito que poderíamos criticar a escolha, mas quem está a frente da equipe conhece o elenco e sabe das suas limitações. Além disso, tem o modelo de jogo que faz esses jogadores se encaixar melhor, sem contar que são pontos chave na seleção principal e isso deve ter sido levado em conta.
Não vejo necessidade de um jogador mais velho, essa molecada ganha campeonato sem necessitar de alguém experiente, e se formos pensar em experiência, nem sempre a idade é reflexo disso.
Eu, particularmente, acho o DCosta um grande corredor, bom pra jogar em clubes, alguns, mas não um jogador diferenciado ou os conhecidos craque. Por isso, pra mim o não ao Douglas Costa.
A minha maior objeção ao D costa é que, na minha visão, ele é um jogador que vai roubar o espaço dos mais novos.
O ataque formado por Luan, Jesus, Gabriel e Neymar está mais que completo, se fosse levar outros levaria Vitinho e Valdívia (sim voltando de lesão, mas ótimo jogador e teria tempo de ganhar ritmo.
A convocação do Neymar e Prass achei bem acertada, mas sempre lembro que minha opinião, o futebol não deveria ser esporte olímpico e se fosse sub 21 e pronto.
Voltando ao 3o acima de 23, por experiência Kaká ele ainda tem garra mesmo não tempo o preparo de antigamente, e é o único brasileiro que foi campeão do mundo e bola de ouro da FIFA em atividade.
Se for por técnica levaria o Coutinho, ou os experientes D Alves e Marcelo.