Augsburg mais importante que o Santos…


augusburg

Navegando em um ou outro blog, me deparei no blog do Rafael Reis com a informação sobre a quantidade de vezes que algum time teve o seu jogo transmitido na TV no mês de Fevereiro no Estado de São Paulo. Tanto TV fechada quanto aberta. Adivinha? Sim, nenhum brasileiro aparece entre os 10 primeiros.

1º – Liverpool
Paris Saint-Germain – 7 partidas
3º – Barcelona
Bayern de Munique
Borussia Dortmund
Chelsea
Juventus
Manchester City
Manchester United
Tottenham – 6 partidas

Além dessa expressiva marca da ausência de brasileiros entre os 10+, alguns dados são mais impressionantes, o Santos teve menos jogos exibidos do que Augsburg, Independiente Santa Fé, Sunderland e Huracan.

Isso me remeteu a um texto que fiz o ano passado sobre a real possibilidade de grandes clubes europeus começarem a possuirem uma representativa torcida aqui no Brasil. Esse números de transmissões explica muito esse processo, para uma criança é mais criar identidade com PSG, do que com Santos, é mais fácil para ele acompanhar. Uma criança que nasce em São José do Rio Preto (cidade a 450km da capital paulista) tem grandes chances de achar o Santos um time qualquer, já que aparece muito menos que o Tottenham por exemplo. Um time com história menor do que o Santos.

E tudo isso, passa pela qualidade do espetáculo, sim é chover no molhado, mas sem estádios decentes, não falo de beleza, falo de qualidade de gramado para a prática, por exemplo, o estádio de Cariacica (que tem abrigado alguns jogos do Flamengo) é ótimo, foi reformado para a Copa (a seleção de Camarões ficou lá) e está excelente para jogo.

A melhoria dos estaduais ou do calendário, não dá para enfiar os modorrentos estaduais goela abaixo, fazendo um paralelo com a Europa, eles são os similares as disputas regionais que levam os clubes para as divisões principais. O formato de calendário nosso é péssimo, não só Brasil, mas Conmebol. Libertadores e Brasileirão tinha que ser o ano todo, com uma Copa nacional.

A sensação é que o time que você torce será torcida de bairro daqui a pouco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s