O que fazer com o Pacaembu e o Morumbi?


inauguracao-morumbi2

De todo o legado que a Copa se propunha a deixar (qual era o legado mesmo), o único (se é que era) que mexeu com a rotina “futebolística” do brasileiro foi a chegada das arenas.

O brasileiro aprendeu sobre a Arena, começa a consumir ela de forma diferente e os clubes começam a entender ainda que de forma rasa, como o futebol é um esporte de competição e entretenimento ao mesmo tempo.

E para minha terra natal, São Paulo, temos dois casos pontuais de como utilizar os estádios antigos, aliás, daqui para frente, trataremos tudo como estádio. Um novo, outro antigo.

Sinceramente, não vejo porque mexer tanto no Pacaembu, acho que talvez uma modernizada em uma coisa ou outra, a criação de algumas experiências mais bacanas, e aqui iria uma sugestão, em dia de jogo, ídolos daquele time fazendo uma visita guiada no Museu do Futebol e talvez um espaço de alimentação melhorado.

Contudo, acho legal manter o estádio como um xodó paulistano, com uma campanha da Prefeitura para que os grandes utilizem o estádio pelo menos umas 4x ao ano.

Mas, e o Morumbi? Como o São Paulo alavancar seu gigante?

Sinceramente, acho que a total reforma, inclusive, demolindo e reconstruindo é o passo que entendo mais adequado, porém um detalhe é fundamental, a acessibilidade do estádio, enquanto a linha de metrô não for devidamente inaugurada, o impacto pode ser desastroso.

É importante que o torcedor tenha formas de chegar, e essa linha de metro prometida precisa ser entregue. Do ponto de vista, do empreendimento em si, não acho que seja necessário diminuir consideravelmente a capacidade. Entendo que um estádio multiuso para 70.000 pessoas seria excelente.

Algumas estruturas internas já são boas no Morumbi, portanto, caso a opção seja por uma grande reforma no estádio, acredito que a estrutura de cobertura seja o mais fundamental.

E talvez a aproximação da arquibancada ao campo, permitindo ao tricolor um apoio maior da sua torcida, e garantindo espaço interno para outras possibilidades dentro do estádio.

E o melhor, se bem planejado, enquanto arruma o Morumbi, o São Paulo pode usar o charmoso Pacaembu.

Abs,
Cadê Meu Camisa 10?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s