Nossos ídolos perecíveis…


image

Fiquei pensando em escrever sobre a derrota do Cruzeiro ontem, sobre o empate em Madrid, sobre os possíveis cruzamentos da Libertadores e até mesmo sobre a possível chegada de Sabella. 

Mas sempre vinha a minha mente que a Jovem Pan mandou embora Claúdio Carsughi. 

Sempre considerei Carsughi um bom comentarista de futebol e um excelente comentarista de fórmula 1.

Além disso, toda sua origem italiana (Carsughi é de Arezzo e torcedor do Fiorentina) dava um toque especial quando era destinado a comentar partidas do Calcio. Mas acima de tudo, Carsughi era uma enciclopédia viva, ambulante sobre futebol. 

Carsughi me fez relembrar o como não valorizamos aqueles que já vivenciaram o mundo, e não somente sobre esporte, sobre a vida como um todo.

O quanto desrespeitamos a história de alguém, aqui no Brasil temos a coragem de reclamar do pênalti perdido por Zico em 86, das declarações mais polêmicas de Pelé, ridicularizamos um monstro sagrado como Zagallo e o que falar de nossos demais ídolos. 

O brasileiro tem problema para entender, valorizar e respeitar os mais velhos.

Isso não significa abdicar de olhar para frente, tampouco acreditar que eles são os melhores e sempre estarão certos, mas não saber olhar para a história que aquela pessoa já escreveu é de uma falta de inteligência. 

Até Senna talvez um dos maiores (no meu caso, o maior) ídolos nacionais, teve um instante após sua morte que até sua orientação sexual foi discutida afim de diminuí-lo, como se isso fosse motivo para diminuir alguém ou mudar a história maravilhosa dele. 

Carsughi pode nem estar no hall dos maiores comentaristas brasileiros, mas a sua história e a forma simplista que ele foi tratado dentro da rádio, mostra que esse problema cultural persiste.

Continuamos comemorando demais o ídolo de agora, mas continuamos tratando eles como objeto perecível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s