Treino é jogo, e jogo é treino!


Mourinho 11032015

Vire e mexe releio alguns trechos do livro “Mourinho, porquê tantas vitórias?” e sempre me pego nas questões sobre como ele conduz seus treinamentos. Isso porque o livro é de 2006, muito antes dele se tornar o Special One.

Seus métodos quando começou eram bem diferentes dos técnicos da época. Não sei quantos hoje, pensam futebol igual, talvez vários, e também não tenho ideia de quantos copiam seu jeito de trabalho, talvez alguns, principalmente porque não é tão simples.

Apesar de Mourinho, trazer seus treinamentos apenas para aquilo que se refere ao jogo. Sem necessidade de treinos específicos, ou modelos antigos de treinos em campo. Seus treinamentos se referem as questões de jogo, a reproduzir situações de jogo, algo que Tite aqui no Brasil repete muito, mostrando que sua Titebilidade vem da Escola Mourinho.

O que Mourinho faz para mim dentro da literatura que já vi dele, mais alguns depoimentos dos atletas que passaram por ele é derrubar o ditado “treino é treino, jogo é jogo”.

Para Mourinho, Treino é jogo, e jogo é treino.

Aliás, quero só fazer um adendo a partir de agora, estou mencionando Mourinho, pois a maior parte da literatura que vi foi sobre ele. Tenho certeza que propostas de jogo diferente, mas o pensamento sobre esse ditado é igual a todo grande treinador. Guardiola, Klopp, Sampaoli, Bielsa, Simeone que são atualmente os melhores para mim também se baseiam nessa remontagem do ditado.

Digo que a partir de agora, é no treino que todas as situações de jogo possíveis devem ser testadas, não adianta eu apenas montar o esquema e treinar exaustivamente, eu preciso mostrar ao jogador o porque daquele posicionamento, como aquele posicionamento será usado na próxima partida, quem será seu adversário ou suas responsabilidades no próximo jogo.

Eu preciso garantir que no treino ele saia pronto para o jogo, porque fiz do treino uma reprodução do jogo. Logo o treino passa a ser um jogo também. Quem não se lembra da declaração de Thomas Muller, meia do Bayern, quando disse que os treinos dele no Bayern (já na era Guardiola) são por muitas vezes mais difíceis do que os jogos.

E aí, seu treinador, anda fazendo do treino só um treino, ou jogo real?

Anúncios

Uma resposta em “Treino é jogo, e jogo é treino!

  1. Acredito muito nisso também, e em qualquer área de atividade prática ou performática.
    Quando se pensa em treinar times esportivos, ensaiar shows musicais, discursos, debates políticos, júris criminais, dentro de apenas uma esfera teórica a preparação para esses ficará sempre a quem do real, do que pode acontecer. Quando essas preparações se fazem num processo que busca possibilidades reais durante o jogo, o show, a performance em geral, o grupo ou indivíduo entrará sempre mais preparado, confiante e com um “arquivo” de possibilidades, respostas e reações para as infinitas combinações de acontecimentos.
    No futebol, caixa de areia, campo reduzido, chute a gol, apenas não é mais o suficiente, é necessário preparar os atletas para, cada vez mais, as diferentes situações de jogo. Para que suas reações sejam pautadas em fatos já ocorridos, treinados e vivenciados no dia-a-dia do seu trabalho.
    Mourinho tem feito isso a mais de 10 anos, por isso disparou no cenário mundial como “O Especial” já que era sim, melhor e mais vanguardista que os outros em suas técnicas de estudo e treino do futebol.
    Como músico sempre cito o maior ícone da música pop – Michael Jackson- que durante seus ensaios sempre dava 100%, como se já fosse o próprio show, exemplo disso é o filme “This is it” onde ele 1 dia antes de morrer ensaiava como se estivesse no palco na hora do show, sem ficar fazendo “corpo mole”.
    Se isso acontecerá no Brasil? Acho que não, nossos professores (esses do cenário principal) estão mais para “tios” de escolinha que para mestres da universidade futebolística.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s