A fórmula de Cuca!


Shandong-Luneng

Ontem, já quase no final do dia parei no programa Central Fox, estava esperando minha carona para o meu futebolzinho chegar e fiquei vendo o programa. Em determinado momento, um repórter de campo, estava com Cuca aproveitando sua passagem pelo Brasil para a pré-temporada do Shandong Luneng.

Eis que a apresentadora Marina Ferrari do programa, já nas considerações finais deu um recado para Cuca que era algo do tipo “Cuca, pede para os chineses irem com calma e pararem de roubar nossos craques daqui”.

Cuca, sorridente, responde de bate pronto, algo como “Marina, não! Isso é bom para o futebol, nos dá espaço dentro do nosso futebol”.

A priori achei apenas que Cuca estava fazendo um merchan com o país onde ele joga, mas depois fiquei pensando sobre o que ele havia dito com aquela frase e me surpreendi com alguns aspectos sobre o que ele disse com uma frase tão despretensiosa.

Ao meu entender, ficou claro que Cuca considera que a saída dos grandes jogadores para fora do país, independente de para onde é, torna-se totalmente favorável para a formação da nossa seleção.

A sensação ficou por uma matemática simples, todo jogador que sai depois de mostrar seu futebol por aqui, sai por algum valor apresentado e que encantou alguém em alguma parte do mundo, logo sua saída abre o espaço para o surgimento de outro.

Aí, ficamos com alguém bom fora e produzindo alguém bom por aqui.

Por exemplo, a Inglaterra funciona ao contrário de nós, lá muitos dos principais atletas de todo mundo jogam por lá e quase nenhum dos grandes atuam fora do país (no último jogo do time, todos atuavam na Terra da Rainha), qual o resultado disso, maior dificuldade para procurar atletas em potencial para atuar pelo English Team.

A fórmula de Cuca é simples, a Inglaterra procura seus atletas num raio de apenas 20 clubes do seu campeonato nacional, o Brasil busca no raio de todos os campeonatos do mundo.

É claro que apesar de uma fórmula simples, o processo para que ela funcione ainda é bastante falho, mas a visão de Cuca tem seus pontos positivos.

Concordam?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s