Tudo isso por um vexame!


oscar-reuters-marcos_166

Vale a pena ir para a Sulamericana?

Ontem São Paulo, Internacional e Fluminense foram eliminados da Copa do Brasil.

Exatamente na fase que ainda dá como “castigo” participar da competição sulamericana.

Muito se falou sobre a premiação e a dificuldade do torneio, que alguns clubes poderiam optar pela competição internacional por ser mais fácil e por ter premiações melhores.

Fui atrás de tudo isso, para saber até onde era verdade.

Sobre a premiação, nem CBF e nem Conmebol deixam claros os valores para 2014, ou eu que não soube pesquisar direito. Porém, usando como base 2013, vemos a seguinte diferença: O campeão do torneio nacional pode levar até 6 milhões de reais, enquanto o vencedor do torneio sulamericano chega a embolsar até 7 milhões.

Ou seja, apenas um milhão de reais. Dentro das cifras que os clubes brasileiros trabalham, pouco, quase nada. Por exemplo, para o Flu diferença serviria apenas para pagar o Fred por um mês, para o Inter para pagar D’Alessandro e Rafael Moura e para o São Paulo para pagar Ceni e Pato.

Diante disso, a prerrogativa de premiação não cola muito para mim.

Vamos então a prerrogativa de facilidade do torneio.

Pela Copa do Brasil, pensando que todos os grandes avançassem, os principais adversários seriam, Cruzeiro, Galo, Corinthians, Gremio, Palmeiras (mesmo com a fraqueza atual, deve-se respeitar a camisa), Flamengo (atual campeão) e os três que sairam. Sim, nessa ótica levar o torneio ficaria bem difícil. Seriam grandes as chances de você ter 4 pedreiras até o final.

Agora com a eliminação de 3 grandes, é possível que dos 4 confrontos que restam, os favoritos peguem adversários mais tranquilos pelo menos uma vez.

Vamos agora para a Sulamericana.

Vou usar o São Paulo como exemplo, pensando que apenas o tricolor foi o “espertão” da rodada, o provável chaveamento do São Paulo daria para o time os seguintes adversários em ordem: Criciúma, Boca Juniors, Estudiantes e River Plate. Não parece tão mais tranquila assim.

Agora então, além desses 4 rivais, soma-se Internacional e Fluminense. Ou seja, ficou mais difícil que a Copa do Brasil.

Então, não sei se os três clubes optaram por Sulamericana, mas as justificativas que surgiram não se sustentam, para mim foi apenas um vexame gigantesco na história dos clubes.

Apenas um vexame.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s