O suce$$o dos pontos corridos.


bas_allstar_get62

Você gostaria de ver a volta do mata-mata?

Tenho escutado assustadamente a possibilidade da volta do mata-mata no Brasileirão, e a imprensa tem dado como o ponto principal a questão da audiência que o campeonato tem apresentado para a empresa que banca pelos direitos de transmissão.

Bom, vamos lá.

Sim, a audiência do campeonato brasileiro tem caído gradativamente a cada ano que se passa. Assim, como a audiência do campeonato paulista, da copa do Brasil, da Sulamericana e até da Libertadores. Todos, campeonatos com mata-mata.

O problema não é o formato, mas sim, o produto que se vende.

A própria emissora detentora dos direitos precisa rever alguns conceitos, e ela sim, tem força para tornar o campeonato mais atrativo e consequentemente aumentar suas receitas com o direito de transmissão.

Hoje a emissora, privilegia demais dois clubes com as maiores torcidas. Gera desconfortos dos demais clubes e desinteresse do restante da população. Acredito que a possibilidade de liberar para os demais canais qualquer jogo da grade e ainda criar mais horários alternativos, deixando apenas o seu jogo para as 22h, contribuiria para a transmissão.

Ainda pela emissora, a distribuição de verbas atualmente é desproporcional, leva-se em conta apenas o tamanho da torcida. A curto prazo, serve, já que maior torcida, maior número de telespectadores. A médio e longo prazo, você cria abismos colossais entre os demais clubes. Aí, se o campeonato era chato meu amigo, vai ficar bem pior.

Existem muitas outras soluções bacanas, por exemplo, na MLS uma parte da verba da TV tem que ser destinada a contratação de estrelas, são jogadores que ajudam a promover o campeonato. Marcelo Bechler em seu blog, fala sobre a importância de ajustar o calendário ao europeu, confira aqui.

Ou seja, de nada adianta mudar a fórmula do campeonato, se o campeonato não for mudado.

E a Globo pode ser de grande valia nesse momento, por toda força e competência que tem, se quiser ajudar aos organizadores, o campeonato brasileiro será sucesso do jeito que nós sempre esperamos e principalmente suce$$o do jeito que eles precisam.

Anúncios

Uma resposta em “O suce$$o dos pontos corridos.

  1. A ideia de adequação do calendário já é pensada a um bom tempo, e eu realmente não entendo porque isso não acontece. Acho que a mudança do horário para outro horário que não 22hs mais difícil. Os campeonatos são curtos e isso dificulta o planejamento e o bom rendimento do time. Na Europa os campeonatos duram em média 8-9 meses, na america do sul e especialmente no Brasil os campeonatos duram 4-7meses.

    Sobre o $ que MLS investe acho a ideia interessante, porém, como se faz não, não acho que deveríamos repatriar jogadores (como Kaka, Robinho, Alex, Adriano) acho que deveríamos segurá-los com investimento e atrativos. Lógico que jogadores como Ronaldo, Neymar, Oscar e Lucas são difíceis de manter no país, mas acho ridículo perdermos espaço para Ucrania, Russia, India entre outro. Jogadores como fernandinho, paulinho, ramires, tyson, Vitinho, Miranda, Hulk, Piazon, os irmãos do Manchester, entre muitos e muitos mais outros que poderiam dar outro nível para o nosso futebol.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s