Se for só para decorar, deixa o Felipão…


Zicobike

Muito se especula nesse momento sobre a troca do treinador no Brasil.

Fala-se em Tite, Guardiola, Muricy, Simeone.

Eu gostaria na ordem de ver, Tite, Jurgen Klopp (Dortmund), Guardiola, Zico, Cuca, Sampaoli e só.

Me considero um sujeito estranho, pois na relação que fiz, Tite é o único que não gosto, gosto muito da pessoa e do caráter, mas não gosto de algumas opções táticas de Tite. Contudo, sei que ele é um estudioso da bola, um cara que consegue pensar variações táticas e que se a seleção traçar um planejamento real de médio e longo prazo, ele saberá cumprir.

E aí, chegamos ao ponto fundamental, definição de estilo de jogo, de filosofia, de metodologia, de quais serão as etapas para a realização desse planejamento, de como será envolvida a categoria de base visando esse projeto.

De nada adianta, trocar a peça decorativa hoje no Brasil. O treinador por soberba nossa, é apenas um catador de jogadores. Junta eles, dá os coletes para quem ele vê jogar melhor no clube, dá uma organizadinha qualquer e vai.

Lógico que algumas coisas precisam partir do treinador, como por exemplo estudar o adversário, caso ele seja inferior, pensar as alternativas para superá-los e caso o rival seja melhor, como fazer para neutralizar os pontos fortes deles. Nisso, Felipão pecou muito. Falhou contra todos os rivais brasileiros, fez apenas 45 bons minutos contra a Colômbia.

O 7×1 foi apenas resultado desses erros todos.

A escolha de um novo treinador, passa primeiro pelo desenho de um planejamento e nesse planejamento ver quais características desejamos ao nosso riscado.

Dentre as sugestões que dei, Tite para mim é a melhor porque é a mais simples. Klopp por gostar do estilo que aplica no Dortmund nos últimos anos, mas se dentro da CBF tivesse gente afim de fazer valer nossa tradição de encantar o mundo, aí meu projeto contemplaria o Galinho no comando.

Meu pensamento é simples, quem melhor que o craque do time de 82 para resgatar esse futebol na nossa amarelinha?

Zico, tem passagens como treinador e fez até bons trabalho quando teve tempo. Conhece muito do riscado, e pode com tempo, planejamento e apoio para isso, reconstruir esse nosso DNA encantador.

Se for para trocar só para agradar, deixa para lá então.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s