Muito se especula nesse momento sobre a troca do treinador no Brasil.
Fala-se em Tite, Guardiola, Muricy, Simeone.
Eu gostaria na ordem de ver, Tite, Jurgen Klopp (Dortmund), Guardiola, Zico, Cuca, Sampaoli e só.
Me considero um sujeito estranho, pois na relação que fiz, Tite é o único que não gosto, gosto muito da pessoa e do caráter, mas não gosto de algumas opções táticas de Tite. Contudo, sei que ele é um estudioso da bola, um cara que consegue pensar variações táticas e que se a seleção traçar um planejamento real de médio e longo prazo, ele saberá cumprir.
E aí, chegamos ao ponto fundamental, definição de estilo de jogo, de filosofia, de metodologia, de quais serão as etapas para a realização desse planejamento, de como será envolvida a categoria de base visando esse projeto.
De nada adianta, trocar a peça decorativa hoje no Brasil. O treinador por soberba nossa, é apenas um catador de jogadores. Junta eles, dá os coletes para quem ele vê jogar melhor no clube, dá uma organizadinha qualquer e vai.
Lógico que algumas coisas precisam partir do treinador, como por exemplo estudar o adversário, caso ele seja inferior, pensar as alternativas para superá-los e caso o rival seja melhor, como fazer para neutralizar os pontos fortes deles. Nisso, Felipão pecou muito. Falhou contra todos os rivais brasileiros, fez apenas 45 bons minutos contra a Colômbia.
O 7×1 foi apenas resultado desses erros todos.
A escolha de um novo treinador, passa primeiro pelo desenho de um planejamento e nesse planejamento ver quais características desejamos ao nosso riscado.
Dentre as sugestões que dei, Tite para mim é a melhor porque é a mais simples. Klopp por gostar do estilo que aplica no Dortmund nos últimos anos, mas se dentro da CBF tivesse gente afim de fazer valer nossa tradição de encantar o mundo, aí meu projeto contemplaria o Galinho no comando.
Meu pensamento é simples, quem melhor que o craque do time de 82 para resgatar esse futebol na nossa amarelinha?
Zico, tem passagens como treinador e fez até bons trabalho quando teve tempo. Conhece muito do riscado, e pode com tempo, planejamento e apoio para isso, reconstruir esse nosso DNA encantador.
Se for para trocar só para agradar, deixa para lá então.