Hoje me peguei lendo uma matéria no blog do PVC que me fez lembrar o quanto nosso campeonato nacional é sucateado.
Dentre os mais de 700 jogadores convocados, apenas 11 atuam no Brasil. Se considerarmos 736 atletas (32 seleções x 23 convocados), temos 1,5% de jogadores atuando no Brasil, mostrando que os jogadores que jogam uma Copa do Mundo, não jogam no país do futebol.
O campeonato inglês está mandando para a Copa, 119 atletas o que representa 16,17%, ou se preferir é o mesmo que pensar que cada seleção possui 3 ou 4 atletas que atuam na terra da Rainha.
Itália com 82, Alemanha com 79 e Espanha com 65 vem na sequência. As quatro grandes ligas representam 47% dos atletas que atuarão no Brasil.
O mais impressionante foi saber que a MLS, sim onde Julio César atua está mandando para o Brasil 20 atletas que por lá atuam. Quase o dobro daqui.
Pode ser um dado bobo, ou simplesmente ser ignorado pela maioria, mas para mim só mostra o quanto não sabemos fazer da nossa paixão, o maior espetáculo do mundo. Parece que achamos a mulher mais linda da noite, mas não queremos ela maquiada, perfumada, linda, porque nossa síndrome de vira-lata, nos faz acreditar que nos levarão ela embora.
Nosso campeonato merecia ser tratado de maneira melhor, mais organizado, com mais benefício para o torcedor, criar programas de sócio-torcedores mais sólidos, atividades complementares no estádio para que o valor do ingresso valha o que se cobra.
Já escrevi alguns textos sobre a qualidade do nosso espetáculo.
Mas, continuamos com vergonha de mostrar o quão bela nossa mulher pode ser. Alimentamos esse círculo vicioso, onde temos vergonha de mostrar a beleza dela, e como “enfeiamos” ela, também temos vergonha de mostrar ela. Logo, não damos as caras de jeito nenhum.
Tá na hora, deixar o campeonato brasileiro soltar o cabelo, se pintar um pouquinho e sair para o espetáculo que ela pode mostrar.