E o Palmeiras está atrás de Ricardo Gareca.
Gareca tem no seu currículo como treinador, um surpreendente título de Conmebol com o modesto Talleres da Argentina e boas campanhas com o Veléz como treinador.
Aliás, no Veléz, Gareca assumiu a condição nos últimos anos de dirigir o time que mais assustava os brasileiros já que River e Boca já não preocupavam tanto.
De qualquer forma Gareca é apenas uma boa aposta, chega já com algum currículo, melhor do que Mathaus e Portugal que eram apostas totais do Furacão.
Contudo, o que mais aparece em nossas queridas mesas redondas futebolísticas é o preconceito com a possibilidade de um treinador estrangeiro vingar em nosso país.
Preconceito que se unido ao medo dos seus colegas de trabalho tupiniquins torna a vida de qualquer treinador estrangeiro muito mais árdua.
Eu gostaria muito de ver um treinador com mais bagagem que o Gareca no Brasil, ou que pelo menos tivesse alguma história com o clube, como por exemplo, Arce no Palmeiras ou no Grêmio.
Já disse isso aqui pelo blog, algumas vezes, nossos treinadores são horríveis, são apenas motivadores, no máximo fazem o jogador guardar posição dentro de um desenho na prancheta.
Minha única dúvida é se eles são ruins porque a realidade brasileira de mandar um técnico por qualquer coisa é real, veja Jayme e Kleina que não me deixam mentir, portanto, eles não evoluem a questão tática, apenas aprendem a berrar mais alto, ou se eles não conseguem mesmo subir um degrau na formação de técnicos.
Criamos um nivelamento por baixo no Brasil e pronto. Nossas seleções vão longe, porque nossos treinadores tem boa mão de obra e a condição é similar a do seu dia-a-dia, juntar vários jogadores em curto período para renderem durante poucos jogos.
Hoje, só vejo Marcelo Oliveira, Cuca e Tite próximos ou até com esse degrau conquistado, e olha que não gosto do Tite, Muricy me surpreende esse ano, mas calma.
Eu não sei o que Gareca espera encontrar aqui no Brasil, se ele vem para ser o desbravador por aqui e pagar esse alto preço, venha logo, agora se for apenas mais um bom treinador querendo mostrar seu trabalho, desculpa Gareca, mas é melhor o senhor ir para o Racing ou arriscar o Celta de Vigo mesmo.
Aqui, todo erro seu será maior perante a imprensa e seus colegas de trabalho não te ajudarão (mas relaxa, porque entre eles, já rola umas boas puxadas de tapete), sem falar que se o presidente não fechar mesmo com você, os jogadores aqui no Brasil não te respeitarão tão cedo.
Gareca, no Brasil, apesar da música, não são dos Garecas que eles gostam mais.