Eu quero 0x0 e talvez 1×0…


Once Caldas

Proposta de jogo.

Tudo mundo já ouviu essa palavra ao menos uma vez no futebol. “Fulano, vem com essa proposta de jogo” ou “Sicrano, com essa proposta de jogo pretende blábláblá”.

Proposta de jogo basicamente é como o treinador define que o time irá se portar. Além da distribuição tática durante a partida, seja um 4-4-2, um 4-3-3, um 3-5-2 ou o number one da galera o 4-2-3-1, um time possui uma proposta.

Algumas vezes, o treinador decide que a proposta é esperar para contra golpear, outras o treinador decide ir para cima do adversário, sem falar na possibilidade da proposta mudar no decorrer da partida.

Ontem, no clássico paulista ficou claro a proposta de cada um. O Corinthians veio para contra golepar, enquanto o São Paulo queria ficar com a bola no seu pé. Ambos seguiram a risca suas propostas e foram felizes, já que o empate em 1×1 foi justo.

Contudo, não gosto da proposta corintiana quando olhada no detalhe. Mano Menezes não gosta de futebol, essa pode ser a minha única conclusão. Sua vontade era sempre que seu time, vencesse por 1×0 em casa e empatasse por 0x0 fora e sem possível sem precisar fazer força e muito menos jogar futebol.

Não gosto de Mano Menezes, não tenho nenhum contato com eles, portanto minha percepção é meramente por empatia. Como diria Quico, “você não vai com a minha cara?”.Não Mano, não vou.

Mano é a personificação da fraqueza de nossos treinadores. Que são exaltados por criarem ferrolhos que basicamente tem por mérito não tomar gol. Não vemos nenhum trabalho ofensivo, simplesmente um time se dá bem quando o treinador acerta e possui boas peças de frente.

E o pior o treinador se acostumou com isso, ele não faz questão nenhuma de começar arrumando a defesa e depois aprimorando o restante. Não, Mano gosta disso e pronto. O Corinthians pode até ser campeão, pois o elenco é bom, tem qualidade e pode resolver na frente, já que o esquema de Mano é apenas para não tomar gol.

Mas é triste ver nosso futebol, infestado de Manos, Tites, Roths, Abelões e outros que não fazem questão nenhuma de evoluir. São desejosos por 0x0’s e 1×1’s

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s