Galera do blog, esse fim de semana foi rodeado de decisões dos estaduais por esse Brasil afora, contudo assisti apenas a final do campeonato paulista. O primeiro jogo terminou 1×0 para o Ituano.
O time do interior paulista ainda não ganhou nada, terá 90 minutos para não tomar nenhum gol e aí sim soltar o grito de É campeão! Porém, o time pode sonhar. O Ituano levou apenas 10 gols durante todo o campeonato e somente em duas partidas sofreu dois gols, mostrando que a tarefa santista será complicadíssima.
Mas o que eu considero mais interessante, é o fato simples do Ituano estar muito perto do título. Como, no campeonato onde existem 4 grandes clubes, um modesto time tem grandes chances de vencer. Basta lembrar que no campeonato carioca onde também existem 4 grandes, a última vez que o título ficou longe da mão dos grandes foi em 66 com o Bangu. Enquanto, em SP desde 66 pra cá, apenas 5 vezes o título ficou fora do Eixo.
A questão do Ituano passa pelo discurso de seu presidente e dono, Juninho Paulista. O ex-jogador disse recentemente que um time pequeno pode surpreender no estadual por um simples motivo, planejamento. Ele disse que o time dele pode fazer uma pré-temporada decente, se concentrar apenas para essa competição, escolher o elenco com antecedência, sem precisar se reforçar ao longo da competição.
Tanto é que o próprio Juninho destacou que o sucesso dele é “graças ao nosso calendário”, segundo ele, se não fosse esse calendário tão corrido, sucateando nosso futebol com partidas e mais partidas, um pequeno nunca teria chance com um grande, porque as condições de preparação seriam iguais.
Achei formidável a humildade do Juninho em assumir isso, mas principalmente, é ótimo que ele esteja mostrando com um exemplo prático a consequência da sucata que está nosso futebol.
O Ituano organizado, bem montado, com grandes chances de ser campeão e merecendo esse título é uma demonstração clara de que muita coisa precisa ser corrigida no futebol do país da Copa.