Galera, hoje o blog está contando com a ajuda de grandes amigos! Depois do irreverente Fellipe Mello, chega a vez de André Pereira contribuir com uma matéria fodástica no blog! Ele traz nas linhas abaixo um pouco dessa paixão pelo futebol!
Por André Pereira
Que em todo o planeta o futebol é o esporte mais conhecido ninguém tem dúvida. Mas que a prática acontece em diversos lugares do mundo, desde prisões na Bolívia às ruas do Irã, todo mundo desconfia, mas não tem certeza.
E foi para ter essa certeza que o casal de americanos Gwendolyn Oxenham e Luke Boughen resolveu viajar o mundo para registrar o outro lado do futebol. Aquele que não tem glamour, praticado aos finais de semana, ao fim do expediente e que, para nós brasileiros, é conhecido como pelada.
Inclusive, este foi o título escolhido para dar nome ao documentário, já que, apesar de ser chamado de diversas formas nos diferentes lugares do mundo, de acordo com os produtores, nenhum outro nome resume tão bem o que eles retrataram.
Mas, para entender melhor, assista ao filme “Pelada- o outro lado do futebol”, produzido em 2010 e exibido em circuitos de filmes independentes pelo mundo inteiro. Porém, ele está disponível no Youtube, veja abaixo
Outra opção, para conhecer melhor os bastidores da produção, é o livro “Pelada – Uma Volta ao mundo pelo prazer de jogar futebol” escrito por Gwendolyn Oxenham, que narra os principais acontecimentos vividos pelos produtores. Uma coisa é certa: quando trata-se de futebol (e outras assuntos também) dá mais orgulho ainda de ser brasileiro.
Abraços