Futebol e suas coincidências…


Image

Galera, estava meio ausente e acabei nem falando do fim do Brasileirão. Mas pelo jeito, o Brasileirão ainda não acabou.

São grandes as chances de uma reviravolta e a Portuguesa ser rebaixada, salvando o Fluminense. Tudo isso, graças a escalação de um jogador de forma irregular que será enquadrado no artigo do 214 do CBJD.

“Art. 214. Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente. (Redação dada pela Resolução CNE nº 29 de 2009).

PENA: perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais). (NR).
§ 1º Para os fins deste artigo, não serão computados os pontos eventualmente obtidos pelo infrator. (NR).
§ 2º O resultado da partida, prova ou equivalente será mantido, mas à entidade infratora não serão computados eventuais critérios de desempate que lhe beneficiem, constantes do regulamento da competição, como, entre outros, o registro da vitória ou de pontos marcados. (NR).”

Pelo artigo, a Portuguesa deverá perder 4 pontos, assim como o Flamengo por ter escalado André Santos na partida final.

O mais curioso dessa história é que pela primeira vez, estamos cobrando do STJD que ele não cumpra o regulamento. Que faça as vistas grossas que sempre fez e beneficie a Portuguesa.

Eu sou completamente contra essa mobilização “coitada da Portuguesa”. O clube errou e deve ser enquadrado no artigo e punido, assim fica mais fácil para cobrar quando uma agremiação entitulada grande for punida da mesma forma. Até porque, punindo a Lusa, o Flamengo também deverá ser punido e não haverá hipótese para não punir nas próximas vezes.

O que ninguém levantou a bandeira e a série de coincidências desse imbróglio judicial. Estranho Portuguesa e Flamengo cometerem o mesmo erro na última rodada. Será que as diretorias são tão amadoras a esse ponto, de não se atentar na última rodada para atletas em condição de “irregular”?

Porque justamente um time grande também do Rio resolveu cometer o mesmo erro de um pequeno, tornando assim mais aceitável a punição que a Lusa receba, já que o Flamengo também receberá.

Enfim, ou foi inocência demais ou sacanagem demais. Uma coisa é certa, eu apoio a punição aplicada para a Portuguesa e para o Flamengo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s