Galera, estava meio ausente e acabei nem falando do fim do Brasileirão. Mas pelo jeito, o Brasileirão ainda não acabou.
São grandes as chances de uma reviravolta e a Portuguesa ser rebaixada, salvando o Fluminense. Tudo isso, graças a escalação de um jogador de forma irregular que será enquadrado no artigo do 214 do CBJD.
“Art. 214. Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente. (Redação dada pela Resolução CNE nº 29 de 2009).
Pelo artigo, a Portuguesa deverá perder 4 pontos, assim como o Flamengo por ter escalado André Santos na partida final.
O mais curioso dessa história é que pela primeira vez, estamos cobrando do STJD que ele não cumpra o regulamento. Que faça as vistas grossas que sempre fez e beneficie a Portuguesa.
Eu sou completamente contra essa mobilização “coitada da Portuguesa”. O clube errou e deve ser enquadrado no artigo e punido, assim fica mais fácil para cobrar quando uma agremiação entitulada grande for punida da mesma forma. Até porque, punindo a Lusa, o Flamengo também deverá ser punido e não haverá hipótese para não punir nas próximas vezes.
O que ninguém levantou a bandeira e a série de coincidências desse imbróglio judicial. Estranho Portuguesa e Flamengo cometerem o mesmo erro na última rodada. Será que as diretorias são tão amadoras a esse ponto, de não se atentar na última rodada para atletas em condição de “irregular”?
Porque justamente um time grande também do Rio resolveu cometer o mesmo erro de um pequeno, tornando assim mais aceitável a punição que a Lusa receba, já que o Flamengo também receberá.
Enfim, ou foi inocência demais ou sacanagem demais. Uma coisa é certa, eu apoio a punição aplicada para a Portuguesa e para o Flamengo.