Serié B: Isso também é futebol brasileiro…


Serie B

Galera, ontem acabou o primeiro turno do campeonato Brasileiro da Série B. Além dos pitacos sobre como se encontram os time na tabela, quero aproveitar para fazer um registro sobre o futebol jogado nesse campeonato.

Se você está acostumado a apenas assistir futebol europeu e Brasileirão Série A, você não tem idéia de que além desses dois tipos, existe um terceiro tipo de futebol jogado no mundo! Agora, se você já assiste ou já jogou algum campeonato de várzea ou assistiu algum jogo de campeonatos africanos ou da América Central, você sabe do que falarei daqui em diante.

O jogo praticado na Série B é outro. Uma correria sem fim, sem rumo e por todo o campo. Os times são espaçados, a famosa compactação moderna que existe hoje, não chegou por lá. Se você, está na retranca, um tanto defende e um pouco ataca e pronto. Se for, o contrário, muda a quantidade em cada parte do campo. Aquela história, de linhas aproximadas, de que todos defendem e todos atacam é um pouco mais distante na Série B.

Dessa forma, constantemente você vê os times trabalhando com bolas longas, nem sempre chutões, mas com a bola ficando muito tempo longe da grama. É curioso, sinceramente acho mais difícil vencer na Série B do que na Série A. Para quem não viu, assista a um jogo, mas não veja do Palmeiras, ou do Figueirense que são times que frequentam mais a A do que a B. Assista a um Icasa x Boa Esporte. Ou mesmo Paysandu e Guaratinguetá.

Sobre o andamento da tabela, algumas curiosidades, mas em resumo nada que não se esperava do torneio.

Palmeiras e Chapecoense sobram no campeonato, um pelo tamanho e história e outro pelo projeto feito nos últimos anos e que será recompensado com a chegada na elite do Brasil. E se continuado, dificilmente tirará o time de lá. Basta dizer que nas últimas 8 edições do Catarinense, Chapecoense e Criciuma são os times que mais disputaram as finais do campeonato. Mostrando que faz tempo que Figueirense e Avaí já não despontam no estado de Santa Catarina.

O time é bem arrumado e poderá se reforçar de maneira consciente para a Série A. Sobre o Palmeiras pouco a acrescentar, o time tem feito valer a força do maior montante de dinheiro do time, dando um elenco renomado para não passar grandes sustos na Série B. Basta dizer que Palmeiras recebe 70 milhões de cota de TV, enquanto o Chapecoense recebe 2,8 milhões.

Além dos dois , o Paraná é outro que faz boa campanha, em terceiro. O time tem como principal arma Ricardinho no banco de reservas. O treinador do time paranaense, vem sendo uma grata surpresa no campeonato e montou um time competitivo, daqueles que são difíceis de serem batidos. Acho muito difícil que o time também não fique com uma das vagas.

Dessa forma, resta apenas uma vaga para ser disputada. Sport, Joinville, Avai, Figueirense, América-MG são os favoritos. Dá até para incluir o Ceará se iniciar uma arrancada nesse segundo turno. Confesso que minha torcida vai para o Joinville, pois é outro time que tem feito um planejamento bacana nos últimos anos para voltar a ser uma grande força de Santa Catarina e tenho obtido bons resultados. Porém, se minha torcida concretizar, não teremos nenhum time do Nordeste subindo para a primeira divisão. O que faria de Bahia e Vitória os únicos representantes da região e mostrando que o abismo entre os times está cada vez maior.

Está na hora de ter um investimento pesado no Nordeste, pois lá tem muita oportunidade, mas isso é assunto para outro post.

Na parte debaixo da tabela, hoje estão São Caetano, Paysandu, ABC e América-RN, porém acho bem incerto cravar algo aqui nesse lado da tabela. Existem outros times na região intermediária da tabela que podem vir a visitar e ficar nessa zona facilmente. Apenas pela grandeza da torcida e história, espero que no final o Papão da Curuzu esteja fora dessa incomôda zona.

Em resumo, a Série B é um campeonato divertido de se ver, contudo é mais interessante ainda perceber o quão diferente é em relação a principal divisão do Brasil, para quem ainda não viu, aproveite sexta e curta a Série B.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s