Antes o problema, fosse apenas dormir no sofá…


vasco_flamengo_franciscostuckert_futurapress

Confesso que após a matéria de que outro corintiano envolvido na tragédia de Oruro estava na briga de Brasília, eu comecei a não entender mais nada.

Primeiro, porque só agora foi feita uma intensa busca pelos culpados utilizando imagens da televisão para identificar os responsáveis? Será que nos últimos anos, era impossível fazer essa identificação? Além disso, será mesmo que agora teremos punições sérias? Quanto tempo, os três nomes ventilados ficarão presos e proibidos de frequentar estádios?

Todas as respostas vão ao encontro da experiência recente que vive na Alemanha. Lá, para qualquer situação do dia a dia a regra é respeitada acima de tudo. Pois, a punição é séria, acontece e todo mundo tem consciência disso, aqui parece que acontece exatamente o contrário, não séria, nem liga para ela e isso se ela vier.

Outro paradoxo, o primeiro rapaz identificado por estar envolvido nas duas ocasiões (Oruro e Brasília) não possui um registro em sua carteira profissional e sua família diz que ele não possui uma condição financeira favorável. Porém esse rapaz, conseguiu comprar viagem para a Bolívia, ingresso para a partida da Libertadores e logo após ser solto ainda tinha dinheiro para viajar até Brasília e comprar ingresso no estádio Mané Garrincha, ingresso com custo médio de R$ 100,00.

É querer fingir de cego, para não acreditar que alguém financia as torcidas uniformizadas, apenas o direito de mensalidade não garante que a torcida consiga levar seus principais membros pelo país afora.

Agora resta saber, como é financiado, ou melhor quem financia? Será que a resposta é pura e simplesmente o clube? Ou de repente alguma atividade ilegal estaria por trás? Ou pior clube e atividade ilegal estariam patrocinando juntos?

Sinceramente, eu não entendo porque os ministérios decidem pela extinção das torcidas, não é assim que vai resolver o problema, precisa ser investigado de forma mais clara, entender como funciona uma torcida organizada e principalmente como é captado dinheiro. Assim, e só assim, poderá ficar claro para todos como é o processo. Não vejo problema nenhum, em um clube enviar uma carga de ingressos para a sua torcida uniformizada, desde que seja claro para toda a sociedade de como isso é feito e qual a quantidade.

O pior de tudo é que toda essa mobilização parece muito mais uma forma de mostrar respostas para a Fifa e seu maldito padrão do que realmente curar um dos maiores males da sociedade atual, a violência.

A violência dentro do estádio que nada mais é do que um reflexo da sociedade precisa ser extinta para a volta das famílias e da boa convivência dentro do estádio, se na roda de amigos, convivemos com torcedores rivais em perfeita harmonia, porque não podemos sentar na arquibancada, tirar sarro um do outro e ir embora juntos, confraternizando o futebol.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s