Graficando 2012, um pouco de curiosidade…


Galera do blog, como todo mundo sabe durante o ano todo faço uma pesquisa sobre exibições clubísticas, mais precisamente se for estiver na rua com um boné, calça, blusão ou qualquer outra vestimenta que possua o brasão de algum clube de futebol e eu ver, computarei para essa pesquisa.

Abaixo, segue a imagem da distribuição total em 2012.

Grafico2012

O interessante é perceber que pouca coisa mudou do post de 2011 para o de 2012. (Clique aqui para consultar o anterior.) Vale lembrar que a pesquisa é na maior parte do tempo feita na cidade de Sâo Paulo. O que reflete nas primeiras posições.

Algumas pequenas sutilezas, foram a “queda” do Santos permitindo com que o Barcelona quase ficasse com a quarta colocação.

Entre os “gringos” (seja clube, seja seleção) Manchester United e Argentina sairam da lista de dez mais e Milan e Chelsea ocuparam o seu lugar. Sobre o time inglês, além do título da Champions, a rivalidade paulista fez com que os Blues aparecessem muito pelas ruas de São Paulo.

Quanto ao clube italiano, o culpado é Robinho, principalmente no litoral paulista. Fiquei impressionado como a eterna promessa que saiu do Santos ainda possui muitos admiradores no litoral paulista, grande parte dos números conquistados pelo time foram por causa do atacante que não conseguiu acertar seu retorno ao Brasil.

Fiz um gráfico apenas considerando os times “gringos” para uma outra análise. Confiram!

Grafico2012_2

Entre os gringos, a clara percepção que a Espanha demorou mas está conquistando seu espaço entre os brasileiros. Além disso, o místico Barcelona é soberano entre os times/seleções internacionais, basta dizer que sozinho o Barça apareceu mais vezes do que todos os times ingleses.

Outra curiosidade que o gráfico não mostra, mas que eu gostaria de compartilhar com vocês é quantidade de times por países que apareceram. Excluindo o nosso Brasilzão, os países que mostraram a maior variedade de clubes foram Alemanha e Itália com 7 clubes diferentes ao longo de 2012.

Fiquem a vontade para fazer perguntas sobre quantidades específicas de algum clube ou qualquer outra informação, assim como aqueles que quiserem cornetar, fiquem a vontade!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s