Pitacos: Nos primeiros noventa minutos, o coletivo venceu a invidualidade.


Galera, ontem aconteceu a primeira partida das semifinais da Libertadores. E foi a vitória do futebol coletivo.

Os dois times vieram a campo com suas formações tradicionais, o Corinthians no seu 4-2-3-1 com a mesma escalação que enfrentou o Vasco e o Santos no seu 4-4-2 com Ganso retornando ao time.

E o começo do jogo mostrou o Corinthians exercendo sua tradicional pressão na marcação e o Santos sucumbindo a essa marcação, ora pela péssima atuação de Arouca, ora pela nula movimentação de Elano e Ganso, portanto, era fácil para o Corinthians recuperar a bola, o Santos dependia de chutões que Neymar conseguisse dominar.

Após os 15 minutos iniciais, o Corinthians diminuiu a pressão e começou a deixar o Santos jogar um pouco mais, mesmo assim o time da baixada parecia não conseguir fazer seus jogadores jogarem. A saída de bola era concentrada em Adriano, Juan e Neymar.

E foi por concentrar as ações na esquerda que o Santos sofreu o gol. Ao perceber essa “esquerdadependência” do time, Tite foi preparando uma blitz para uma boa roubada de bola, Jorge Henrique que caiu pela direita, Paulinho e Alessandro apertaram o cerco e em roubada de bola, Paulinho saiu em disparada e entregou para Sheik que dominou a bola e acertou um lindo chute no ângulo. Golaço e 1×0 para o Corinthians.

O primeiro tempo seguiu com o Corinthians mandando no meio de campo e o Santos contando com o talento de Neymar. Contudo, devido a falta de atuação do meio de campo do alvinegro praiano, a jóia tinha que buscar o jogo muito atrás, o que tornava a tarefa mais complicada para o craque.

No intervalo, Muricy colocou Borges no lugar do inútil Elano, assim Muricy passou do 4-4-2 para o 4-3-3 com Kardec aberto na direita, Neymar na esquerda e Borges centralizado.

Porém, o problema continuava no meio de campo, Arouca parecia um simples volante, nem de longe foi aquele volante que todo mundo pede na seleção, em compensação o Corinthians atuava de maneira sólida.

A segunda etapa foi seguindo sem grandes chances e com o Santos ficando cada vez mais nervoso, até que em dividida mais forte, Neymar foi advertido com amarelo e no lance seguinte Sheik resolveu revidar e como já tinha amarelo foi para o chuveiro mais cedo. O Santos até esboçou uma reação, mas parou em Cássio e na defesa corintiana.

No Corinthians, destaque para Castan e Fabio Santos que fizeram uma partida impecável, o mais curioso é que são exatamente os dois jogadores que mais questiono nesse time. Em compensação, Alex foi o ponto baixo no time que atuou muito abaixo do time.

Pelo Santos, reclamar de Ganso é exagero sabendo que ele estava voltando de lesão e que não Ganso bichado é muito melhor do Felipe Anderson “voando”. Agora Henrique, Elano e Arouca foram muito mal, principalmente os dois primeiros, Henrique mostra que não consegue atuar na lateral e pouco ajuda o time no apoio ao ataque. Elano parecia recém acordado de sono profundo, pois estava estático, tentando em entender aonde estava e Arouca pareceu jogar machucado, pois não tinha a mesma explosão de sempre.

No fim, vitória corintiana que credencia o time a chegar a uma inédita final. No papel, o resultado deixa tudo em aberto, mas para o Santos almejar o 4º título, o time precisa jogar futebol, algo que não ocorreu ontem.

Anúncios

Uma resposta em “Pitacos: Nos primeiros noventa minutos, o coletivo venceu a invidualidade.

  1. Bom dia,

    Cara, foi um bom jogo. Não vi direito o primeiro tempo mas pelo o que eu li e segui o Corinthians estava melhor. Respeito o Santos, mas acho que se o Arouca e o Ganso não jogam, complica para o Neymar e o Santos acaba não sendo o Santos.
    Aí esta o ponto fraco deles na minha opinião. Não é um time tão coletivo, e tirando essas três peças se torna um time médio.
    Bom para o Corinthians que marca muito e soube aproveitar a oportunidade. Jogo de volta será igual.
    Acho que o Corinthians passa…

    Abç
    Thiago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s