Galera do blog hoje seria dia de Rapidinhas, mas depois do resultado de ontem na Champions acho inevitável falar do jogo.
E aqui não cabe uma análise tática, mas algo um pouco mais subjetivo.
Após o término do jogo, houve uma avalanche de comentários reprovando o avanço do Chelsea, condenando o que muitos chamaram de “jogo feio”. Outra avalanche dizendo que o Barcelona acabou, que era o fim de uma era, que Guardiola é fraco e que Messi não era tudo isso, sem contar que o Barcelona pareceu dividir o Brasil entre defensores e “atacadores”.
Vamos calma com tudo isso.
O Barcelona ainda é o melhor time do mundo, nem sempre vai ganhar tudo, mas o Barça conseguiu provar nos últimos anos que é possível ganhar tudo, jogando bonito. O Barcelona revolucionou o futebol com uma antiga máxima, de que com a bola no pé é mais difícil do adversário fazer o gol. E o Barcelona leva isso ao limite, o time perdeu para Real e Chelsea, mas terminou com mais de 70% de posse nos jogos.
Pode dizer muita coisa, como pode não dizer nada. Mas, fato é, ninguém é tão “possessivo” quanto o Barcelona.
De qualquer forma, todo mundo se rendeu ao jogo do Barcelona, e mesmo aqueles que tem raiva, acabando acusando a inveja que paira sobre eles. “Como pode um time jogar tão bonitinho e ainda sim ganhar de todo mundo”. Chamo esses de discípulos de Leão e Felipão, quem acham que time campeão precisa ser cascudo. Nem sempre.
Já para aqueles que choraram a classificação do Chelsea como a vitória do anti-futebol, que acham que o time inglês foi covarde. Calma, sabe reconhecer a superioridade rival e conseguir se defender de todas as formas, também é jogar futebol.
E por isso, a vitória do Chelsea foi exaltada ontem, porque mais uma vez o futebol mostra que é possível vencer de diversas formas, pode ser jogando bonito, pode ser se defendendo muito, atacando muito, jogando feio, jogando pragmático ou até mesmo de forma displicente, o importante é que o futebol é um dos esporte que permite o maior tratamento igualitário no mundo. Onde fracos, fortes, entrosados ou desentrosados podem sair vencedores.
Venceu o Chelsea!! Venceu o Barcelona!!
Venceu o futebol!!
O Rapidinhas volta na sexta-feira!!
Meus caros amigos, vamos por parte.
Bulau, nas últimas dez finais tivemos em 7 delas ao menos um clube sendo que em uma delas, a final foi entre Chelsea e Manchester, mas essa “soberania” de nada adiantou, já que tirando a final entre eles, apenas o Liverpool conseguiu se sagrar campeão. Ou seja , o estilo inglês pode levar a final, mas não necessariamente levará o título.
Diferente do Barcelona, que nas últimas 06 finais chegou em 3 e venceu todas elas, um time que joga bonito e quando chega leva. Sem falar que nas outras 3, esteve por 2 vezes entre os 4 “melhores”.
A mesma coisa vale para a Libertadores, pare para ver os últimos dez campeões, apenas dois ganharam na base do anti-jogo. Foi o Olimpia em 2002 e o Once Caldas em 2004. Mesmo as conquistas do Boca em 2003 e 2007 é inegável que eles jogaram muita bola.
Acho que a maior diferença dessas competições é a questão do mata-mata que obriga você se doar um pouco mais, um famoso “suar sangue”. Barcelona teve todas as chances de acabar com o Chelsea na partida, perdeu para as próprias pernas e pelo famoso “imponderável de Almeida” que tanto passeia pelo nosso futebol..
Agora vai me dizer que a final Chelsea e Bayern é a final dos sonhos?
Mais uma vez o futebol bonito sucumbiu (apesar que o Bayern é uma equipe incrivel)…. e Espanha começará a decadencia, escuta o que eu to falando. Até porque ontem saiu nos periodicos daqui a divida das equipes de primeira divisão e o numero é estrondoso. Somado chega a quase 1 bilhão de Euros. Para resolver esse problema, parece que o ministerio responsavel vai impor uma lei que os times que não pagarem até 2014 começaram a visitar a divisão segunda, terceira, quarta e por ai vai…
Resumindo… A crise chegou onde ninguem imaginava/queria e a recessao vai ser total no futebol também.
Acho complicado falar sobre o barcelona, todos nós fomos afundados no meio de muitos e muitos analistas de futebol dizendo que o Barcelona é po time que joga bonito.
O que é jogar bonito???
ficar tocando de um lado pro outro? Atacar muito? Contra-atacar muito? Chegar ao gol adversário com muitos passes? ou com poucos?
Comparam o time do com santos do pelé, com o flamengo do zico, com o brasil de 82, com a selecäo de 70…. Todos esses times jogavam diferente do barcelona e entre si…
O chelsea foi para a Espanha jogar aquilo e conseguiu o barcelona entrou em campo para ganhar e näo conseguiu… (ponto).
Parabéns aos ingleses, para o Barcelona até o ano que vem ….
Que o Barcelona joga bonito etc… etc… etc… é verdade, mas há uma grande distancia entre jogar bonito e ser eficiente. Claro, ano passado o Barcelona jogou bonito, foi eficiente, eficaz, e tudo isso. Mas, como era de se esperar, acabou isso.
O que é mais incrivel da Champions é que nos ultimos 10 anos, 8 tiveram time inglês na final, sendo que uma delas a final foi feita só por time ingles. o que isso significa? Quando você fecha o olho e pensa num time ingles jogando, o que imagina? Claro que vem a sua cabeça um jogo duro, de muita marcação, catimba, jogada aerea, etc…
Pensando na Libertadores também… Os maiores vencedores (nostros hermanos) são a mesma coisa. Jogo duro, parado, mal carater, etc… A gente mesmo (brasileiros) nao jogamos mais o futebol alegria que se dizia nos anos 70 e 80 e estamos em quase todas as finais da Libertadores fazem mais de 20 anos.
Claro que há excessões, como o Santos e o Barcelona do ano passado, mas definitivamente a excessão não faz a regra.
Eu só não acho que o Chelsea vá ganhar a Champios, porque chega pra final com uma grande quantidade de jogadores fora e por isso digo que time que passar hoje será campeão.