Concentração é necessário?


Galera, ainda falta um grupo para que acabe a fase de grupos da Liberta. Portanto, amanhã comento sobre os confrontos da próxima fase. De qualquer forma, um possível Corinthians x Internacional se desenha para a próxima fase.

Portanto, vamos falar sobre “futebolices” hoje.

Faz tempo que escuto os jogadores reclamarem da concentração, de que ela não serve para nada, segundo Loco Abreu, com a tecnologia atual, as pessoas pouco se falam, pelo que se entende, é mais fácil fazer amizade com o treinador do que com o colega de quarto.

Muricy Ramalho e Oswaldo de Oliveira já declararam que em breve irão abolir a concentração nas partidas em casa, segundo o próprio treinador do Santos, “não tem porque”.

Já faz tempo que na Europa, os grandes times aboliram a concentração quando os times jogam em casa.

Segundo eles, é responsabilidade do atleta estar preparado para as partidas em casa.

Concordo em número, gênero e grau. O jogador de futebol é um profissional como outro qualquer e precisa entender sua responsabilidade.

Acho engraçado, quando alguém fala para o jogador que a vida dele é um sonho, e aí o jogador responde que existem muitas obrigações e que a vida de jogador é bem difícil, ou seja, o jogador assume seu lado profissional na hora de justificar suas atribuições, mas não pode assumir a responsabilidade de ser jogador profissional.

Para mim, jogador deve ser tratado como um profissional qualquer, tem sua responsabilidade e que saiba cumpri-la.
Portanto, tanto faz se o cara quer ir para a balada, churrasco ou dormir, o importante é ele estar pronto para suas tarefas no dia seguinte.

Jogador tem que ter consciência sobre sua atividade e saber que seu corpo é seu maior patrimônio. Sem ele, ele não trabalha e tão pouco consegue receber seu “digno” salário ao final do mês. Se ele consegue sair e acordar bem no outro dia para treinar, tudo certo. Caso contrário, ele precisa entender que deve descansar para estar inteiro no outro dia.

Acabar com a concentração, não é simplesmente uma ação isolada. Falta apoio ao jogador, uma estrutura de RH é fundamental para um clube implantar essas “melhorias”. Não basta determinar uma ação, se não houver estrutura, conversa.
Como diria, um antigo chefe meu, “80% das coisas se resolvem com água e sabão.”

Acabar com a concentração é ótimo, mas melhor ainda é educar os jogadores. Preparar todos para serem cidadãos deveria ser obrigação de todos os clubes.

Anúncios

3 respostas em “Concentração é necessário?

  1. Sr. Fenomeno… Post incrivel este seu! Concordo com cada palavra tua e enfatizo a expressão do seu ex chefe que também é incrivel!
    Se eu tivesse que me concentrar (fora de casa em um hotal qualquer) pra vir pro trabalho, certeza que meu rendimento ia ser uma merda!
    Além disso, o gasto das equipes com concentração é uma coisa estrondosa, ou você acha que o Neymar aceita dormir sem o travisseirinho de pluma dele?

  2. O problema é que esses caras se acham Deuses. Veja o caso do Adriano. Se ele fosse um profissional, em uma empresa privada, teria sido mandado embora em menos de um ano. Faça um teste: falte alguns dias no trabalho e deixe que seu chefe desconfie que você faltou porque estava na balada. Ou então, envolva-se em um incidente com arma de fogo dentro de um carro…Mas concordo que a concentração deveria acabar, porém o contrato deve ter cláusulas exclusivas sobre a responsabilidade de cada um, afinal, o salário justifica…

    • Mas a questão nesse caso é exatamente essa André. Um jogador não precisa de claúsulas no contrato, basta apenas que ele seja cumprido como tal. O jogador não compareceu a um treino ou cometeu qualquer ato que lese o clube, ele sofre uma advertência verbal, na reincidência uma advertência escrita e por último a demissão por justa causa e pronto.

      As regras de qualquer relação trabalhista devem ser válidas inclusive no futebol. O problema é a aplicação, elas sempre existiram, mas ninguém usa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s