Pedido para o perdido… (Carta aberta para um treinador)


Caro Mano,

Sei que a vida de treinador da seleção mais vitoriosa do futebol não deve ser fácil, mas devemos lembrar que essa foi uma escolha sua. Você optou por ser treinador da seleção, portanto deve assumir a responsabilidade por tal.

Imagino também o quanto você deve escutar de pedidos de convocações, tanto de torcedores fanáticos, comentaristas esportivos metidos a besta e principalmente da corja de empresários querendo usar a seleção de trampolim para os seus jogadores.

Mas aqui vai mais um daqueles pedidos.

Pensando para a Copa do Mundo, serão 23 jogadores convocados, normalmente, 3 goleiros, 2 laterais direitos, 2 laterais esquerdos, 4 zagueiros, 4 volantes, 4 meias e 4 atacantes. Porém como falamos de Brasil, vamos diminuir um volante e um meia e fechar a lista com 6 atacantes, isso sim é Brasil.

No gol, não dá mais pra contar com a granja do nosso Julio Buzz Lightear Cesar. Diego Alves é um menino sério que está catando muito desde que surgiu par ao futebol. Entregue a 01 para ele e pronto. Para as camisas 12 e 23, fique a vontade para escolher quem você quiser, eu optaria por Jefferson do Botafogo e Rafael do Santos. Um experiente e uma aposta.

Nas laterais, Daniel Alves, Maicon e Marcelo são inquestionáveis, ou seja sobra apenas a reserva da esquerda. Eu não sei você, Mano, mas hoje só o Cortêz (agora com Z) vem atuando bem e sempre nessa posição. Adriano é reserva de Abidal, o único jogador questionável do Barça.. De repente, até perto da Copa, aparece alguma revelação, mas por enquanto, fico com o cabeludo estranho do São Paulo.

Além do que, existe uma mística na seleção, toda vez que a seleção ganhou tinha alguém do São Paulo entre os selecionados, portanto, lembra na hora de convocar os 23 tem que ter alguém do São Paulo.

Em 58, Dino, De Sordi e Mauro. Em 62, Bellini e Jurandir. Na de 70, só o Gérson. Já em 94, era Zetti e Muller. Para terminar, em 2002, Ceni, Belletti e Kaká.

Mano, pêra, que eu me empolguei, vamos voltar aos convocados. Chegou a hora da defesa. Somos a seleção, admirada e respeitada por todos, portanto temos que ter zagueiros craques lá atrás. Por isso, Thiago Silva e Dedé tem que ser os titulares. David Luiz também pode fazer parte. O quarto zagueiro eu deixo você a vontade para escolher tá..

Nossos volantes, de novo eu recorro a nossa tradição, tem que saber jogar bola. Ralf, Arouca e Elias são na minha opinião os melhores nesse quesito. E olha que dois deles, jogaram com você. Sandro e Fernandinho são bons para jogarem na seleção da Suécia, Dinamarca, Polônia, como diria o Mané, são Joãos.

Chegamos ao meio de campo, aquela região do camisa 10, lembra da importância dessa camisa, professor? Então, esse quatro são aquilo que há de mais bonito no futebol, são aqueles que o tempo parece andar mais devagar quando eles pegam na bola, não dá pra escolher qualquer um. Ganso é um desses jogadores, depois temos certa escassez no nosso futebol, mas dá pra tentar um Alex (Corinthians), Thiago Neves (Fluminense), Kaká (Real Madrid), Douglas (Corinthians), quem sabe arriscar William (Shaktar) ou contar com o aparecimento de um novo Ganso.

E aí chegamos ao ataque, ufa.. Eu colocava Lucas na direita, Neymar na esquerda e Damião para empurrar a bola para o fundo das redes. Além disso, levaria mais dois goleadores e mais um que caia pelas pontas. Para a função de goleadores temos algumas opções, tem o Fred, tem o Hulk, tem o Jonas, ainda podem surgir Luis Fabiano e Imperador. Fique tranqüilo que na hora, você terá várias opções para escolher. Já o habilidoso é um pouco mais difícil, hoje temos apenas o Robinho para fazer sombra para Neymar/Lucas, mas tudo bem, até porque você pode optar por jogar com dois daqueles nossos queridos meias, ai Lucas ficaria no banco um pouco.

Bom Mano, essa é apenas uma carta de coração aberto para tentar te ajudar. E não tenha vergonha de pedir ajuda ou pular fora do barco, essa função é para quem agüenta mesmo o tranco, não para quem ganha estadual e segunda divisão de nacional.

Anúncios

3 respostas em “Pedido para o perdido… (Carta aberta para um treinador)

  1. Douglas?? Alex?? Ralf?? Elias?? Você é corinthiano??

    Lucas não é ponta e sim meia direita. Fica perdido como ponta e atravessa bem as diagonais. Ele faz bem a função de arrancada, como o Kaká.

    E não vejo o zagueiros com Ralf e Elias. O Paulinho e Romulo são muito melhores que os dois. Maicon para mim, é um ex-jogador, assim como o Julio Cesar. Fagner hoje é a melhor opção, mas Rafael do Manc. Unt. Na lateral esquerda, o Cortez é o menos pior mesmo, mas o Fábio joga bem neste setor. Felipe Luis também.

    • Leonardo não sou corintiano, mas também não sou tão vascaíno assim…rs..

      Lucas, jogou pela sub-20 como ponta direita com Oscar no meio, aliás você me fez lembrar do Oscar que merece uma chance no lugar do Alex mesmo..

      Os dois irmãos do Manchester, são bons jogadores, mas para seleções européias, não para jogar em uma seleção brasileira.. Felipe Luis , eu particularmente não gosto..

      Romulo e Fagner foram ótimas opções.. Boas sugestões mesmo.. Fagner merece mesmo uma chance, faz tempo que vem jogando muita bola..

      Obrigado pela visita, já troquei Alex e Maicon por Oscar e Fagner.. Romulo merecia chance para vermos quem ficaria com a amarelinha..

      Espero que você volte mais vezes..

  2. Parabéns blogueiro ótimo texto, só fico na dúvida com os meias que colocou acho que Thiago Neves e Alex um pouco fraacos; prefiro kaka, ganso e douglas ( se esse voltar a jogar o que sabe) E como volantes acho importante termos 4, já que temos volantes ofensivos que sabem jogar aos montes hoje, na minha opiniäo gostaria de ver arouca ralf ramires e Hernanes, ( quem sabe até o Casemiro). Ataque acho importante termos os jovens Neymar e lucas, experiência apenas um ou Fred ou Robinho, dependendo de quem estiver melhor. Homem Gol, ai só o tempo dirá: Pato nunca provou seu valor, Fabuloso e Adriano incógnitas, Damiäo o mais fraco deles mas uma opcäo na falta de outro. pra mim hoje teriamos no ataque: Neymar, Lucas, Damiäo, Robinho e Hulk.

    Sobre goleiros e laterais concordo com todas as linhas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s