E o primeiro passo rumo ao tri mundial foi dado.
Jogando em Toyota, o Santos bateu o Kashiwa por 3×1. Com direito a três golaços. Neymar, Borges e Danilo fizeram belos gols.
O jogo mostrou um time japonês bem montado, mas que deixava muito espaço para o Santos jogar. E foi assim que logo aos 19 minutos Neymar mostrou porque todos os olhos estão voltados para ele neste Mundial. De maneira simples, ele limpou o zagueiro ajeitou a bola na perna esquerda e achou o ângulo do goleiro japonês. Um golaço.
No mesmo embalo, Borges resolveu fazer parecido, mas no outro ângulo. Em um chutaço, a bola morreu no fundo das redes. Era 2×0 para o Santos e a sensação de que seria uma goleada.
O Santos continuou com espaço para jogar e criar as jogadas e Neymar mostrava que estava muito afim de jogo. Contudo, o Santos não conseguiu criar uma chance clara e viu o Kashiwa assustar nas bolas aéreas. Problema crônico da defesa santista.
Veio o segundo tempo e a disposição tática e o panorama não mudaram. O que aconteceu foi que logo aos 9, em cobrança escanteio, o Kashiwa diminuiu o marcador. Sakai apareceu livre para cabecear para o fundo das redes.
Também na bola parada, o Santos decidiu a partida, em falta frontal, Danilo cobrou com perfeição e marcou mais um golaço para o Santos.
O jogo continuou com os japoneses caçando Neymar em campo, mas sem violência. E os japoneses assustando com cruzamentos para dentro da área santista.
De qualquer forma, o Santos cumpriu seu papel e mostrou que Neymar pode fazer a diferença na final. Até porque o maior ponto fraco santista, que a bola aérea não é muito o forte do Barcelona, que prefere jogar com a bola no chão.
O jeito agora é esperar o domingo chegar.