Galera, o campeonato acabou.
E nesse campeonato chamado desde o início de o mais imprevisível de todos, o campeão foi o time mais previsível. O Corinthians se sagrou campeão pela quinta vez na sua história, ficando atrás apenas de Santos, Palmeiras e São Paulo.
Digo previsível, porque foi o time que ficou praticamente todas as rodadas no G4 (apenas na primeira rodada não esteve presente) e ficou 27 rodadas na liderança. Foi o time mais consistente no campeonato. Longe de ser o melhor no sentido da qualidade, algumas equipes foram superiores.
Mas o Corinthians jogou o campeonato visando o titulo, ganhou com diferença mínima a maioria das partidas, tanto que terminou como o segundo campeão brasileiro com o menor saldo de gols (17) superando apenas o Flamengo em 2009 que terminou com saldo de 14 gols.
Não foi um time com destaques individuais, foi um time coletivo que entendeu muito bem sua colaboração para o time e a função que cada um tinha que exercer ao jogar em determinada posição.
Um título merecido para um time que soube se destacar coletivamente e mesmo nas dificuldades venceu partidas importantes.
Logicamente que o Vasco caiu bravamente, foi o time mais sonhador de 2011 e faltou pernas para este sonho no final do ano. Em minha opinião, foi o time de 2011. Para a Libertadores, Flamengo e Inter ficaram com as vagas finais. Sendo que o Inter provavelmente estará no grupo do Santos.
No rebaixamento, Ceará e Furacão amargaram o gosto azedo, isso tudo porque o Galo resolveu ser o Peru de Natal da Raposa. 6×1 para o Cruzeiro para deixar o torcedor celeste tranquilo e despreocupado com o rebaixamento.
Por fim, o campeonato encerra provando mais uma vez que pontos corridos são fantásticos!! Parabéns Corinthians e todos os clubes que fizeram do campeonato 2011 mais um grande campeonato.