A Copa no Morumbi!


Projeto para a Copa 2014

Projeto para a Copa 2014

Escutei e li muita bobagem a respeito do estádio do Morumbi. Os corintianos criaram uma campanha ridícula, chamada Morumbi não! Com o intuito político de que o governo construa um estádio novo e depois doe ao Corinthians. Alguns torcedores com pouca massa encefálica, acreditam nisso e apoiam. Portanto, abaixo segue um relato do excelente PVC (Paulo Vinicius Coelho) que toca no assunto da maneira mais coerente até então.

“Para entender o caso do estádio, é preciso conhecer
o jogo político de governadores e do presidente da CBF

O MORUMBI está na Copa do Mundo de 2014.

Por mais que tenha existido pressão pela construção de uma nova arena, em São Paulo, e que as declarações do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, levem a pensar o inverso, o risco do Morumbi, hoje, não é ficar fora do Mundial. É perder o jogo de abertura.

Isso está claro há meses e tem a ver, sim, com questões políticas. Se os governadores mais próximos de Ricardo Teixeira, José Roberto Arruda (DF) e Aécio Neves (MG), esforçam-se para viabilizar obras em seus estádios públicos, e se o governador José Serra (SP) não admite usar dinheiro do contribuinte para reformar ou construir estádio, evidentemente há um viés político.

Diga-se, o mais correto dos governadores é Serra, embora este possa se dar ao luxo de não mexer nos cofres públicos, porque o estádio paulista é particular, diferentemente do Mineirão e do Mané Garrincha.
O jogo de governadores é vital para entender o imbróglio do Morumbi. Não foi por acaso que Ricardo Teixeira também disse que sua maior preocupação é com os aeroportos, não com estádios. Digamos que tenha razão quem afirma que São Paulo não tem estádio para abrigar a partida inaugural. Brasília e Belo Horizonte não têm aeroportos.

Para entender o jogo da Copa-14, é fundamental saber qual a função do dinheiro enviado pela Fifa. São US$ 470 milhões, como disse Ricardo Teixeira ao “Arena Sportv”, na quarta-feira. Quantia dedicada a obras que não deixarão legado.

Um estádio novo ficará para o futebol brasileiro, seja público ou particular. Um aeroporto reformado permanecerá para uso da população. Um centro de imprensa, não.

Se for preciso, por exemplo, comprar aparelho de raio-X para inspecionar quem entra e sai do centro de imprensa, esse investimento deve ser feito com dinheiro da Fifa. Se um governador apresentar esse tipo de gasto ao Tribunal de Contas, que devolva o dinheiro e cobre de quem administrou os US$ 470 milhões.
“José Serra não põe dinheiro público nem sob tortura”, diz um dos membros da candidatura paulista. Isso aumenta a vocação de São Paulo para fazer uma das semifinais, como aconteceu na Alemanha com Dortmund, de estádio que lembra o Morumbi e que abrigou Itália x Alemanha, em 2006. Já pensou Brasil x Argentina numa semifinal, no Morumbi? É melhor essa perspectiva ou o jogo de abertura?

Na quarta, Ricardo Teixeira assinou mais uma vez seu atestado de incompetência ao admitir que, em 20 anos de mandato, não fez o país ter um único estádio capaz de abrigar uma Copa. Seu risco, agora, é deixar como legado estádios que não serão usados pelo futebol brasileiro, depois do apito final de 2014.

No Brasileirão-2015, vale mais um Morumbi digno do que uma Allianz Arena em Cuiabá. Em São Paulo, a Copa parece ser, mais do que em outros lugares, um meio de se atingir um fim, o de ter uma arena de alto nível, para jogos e shows, em 2014, 2015, 2016… Em Brasília, é mais provável ter um estádio para a abertura da Copa. Quando ela acabar, sem times de alto nível, o estádio será usado por equipes que lutam no bloco intermediário da Série B.

Se isso se confirmar, será o fim.”

Por: Paulo Vinicius Coelho (PVC) pvc@uol.com.br

Fonte: Coluna publicada no jornal Folha de São Paulo (13/09/2009)

7 respostas em “A Copa no Morumbi!

  1. Sou Corinthiano mas não sou estupido os que querem outro estadio são os donos de empreiteras que ficaram ricos apenas comuma obra

  2. Bülau.

    Discordo de apenas um ponto: São Paulo tem aeroporto sim.

    Tudo bem que cai um ou outro avião na cidade, mas aeroporto tem um aqui na cidade e um em guarulhos, que é bem próximo.

    Em relação aos estádios, briga política prefiro nem comentar, é muito ridiculo alguns safados decidirem por algo que envolve tanto o povo brasileiro….

    Mas relembro que esta não deveria ser nossa principal preocupação, temos muitos outros problemas primários para resolver por aqui!

    Visite: http://umapiada.wordpress.com/

    • Até porque quando um ou outro aião cai, nem faz nenhum estrago, não mata gente, não engaveta o transito de sp, não mostra para o mundo que a maior metropole do Brasil é uma bagunça, começando pelo aeroporto!
      Imagina se um desses poucos aviões que caem, mes sim, mes não, for de alguma seleção participante? Neste caso, poderiamos colocar a fazendinha a disposição, ja que estamos falando de varzea!

  3. Sou obrigado a discordar em um ponto apenas: São Paulo não tem aeroporto pocaria nenhuma!!! Precisa de uma reforma tanto quanto os outros precisam.

    Quanto ao resto, estou cag… e andando!!! Que o jogo seja onde for, não poderei ir mesmo pelo preço…

    RESPOSTA DO BLOGUEIRO: Bülau tem alguma coisa estranha, pela primeira vez no mundo tenho que dizer, que concordo com tudo que você disse.

  4. Hahahahahaha
    Pô, esse assunto vai longe. O Corinthians ao que tudo indica vai ficar com o Pacaba por 35 anos, e não de graça. Tudo é Corinthians na vida de vcs, Deus que me livre.
    É loucura pensar que o Morumbi não vai fazer parte da copa, n sei pq tanta ênfase neste assunto. É mais legal discutir se a abertura vai rolar no Rio, Minas ou Sampa. Mais produtivo.
    Eu acho que fica entre Minas e Sampa, um brother que trabalha na Uol Esporte de Minas disse que o assunto está em alta, estão fazendo várias mudanças para que isso aconteça. O projeto de lá é bem legal também. O Daniel Perroni colocou por esses dias o projeto do Morumbi no sei blog, da pra ver algumas coisas. Bacana tbm.
    Abraços

    RESPOSTA DO BLOGUEIRO: Assim como tudo na vida de vocês é São Paulo!! Quem começou toda essa polêmica, foi o Blog do Paulinho e da Mongolóide da Blogueira da Globo… Principalmente a segunda que tem o cerébro curto. E por diversas vezes teve medo de postar meus comentários no blog dela. Foi como eu disse no começo do comentário, são alguns torcedores “de cabeça curta” que estão fazendo merda, os corintianos que frequentam esse blog são bem mais esclarecidos e por isso vão entender o texto. A idéia não é criar uma polêmica entre torcidas, mas sim a idéia de estádio em São Paulo para a Copa.

  5. Sensacional. Parabéns por ter postado esse coluna do PVC.
    A galinhada quer estádio de graça!
    Inclusive o Andres Sanches (não sei se é assim que se escreve, mas até aí ele não sabe escrever) se filiou o PT no mês passado por puro lobby.
    Visão curta. O Serra deve se eleger no ano que vem, aí finalmente teremos um presidente sério e disposto a fazer algo realmente profissional e sustentável.
    E não simplesmente a doação de um galinheiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s